O parlamento municipal maranhense reuniu-se para troca de experiências, solicitação de demandas e ampliação do diálogo entre gestões durante o ‘Encontro de Vereadores e Vereadoras’, promovido pelo Governo do Estado. Realizado no dia 30, o evento contou com a presença de mais de 1,1 mil vereadores de todo o Estado, no Multicenter Sebrae. Na programação, palestras, debates e mesas redondas com foco no tema ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’.
O evento teve objetivo de fortalecer a ação parceira do Governo do Estado e gestões municipais, tendo os vereadores como intermediários das necessidades da população. É uma continuidade do diálogo que a gestão Flávio Dino prioriza com os municípios, a exemplo das 13 cidades que estão interligadas pelas ações da Agência Executiva Metropolitana (Agem). O objetivo do órgão é a implantação de políticas públicas mais direcionadas e que consolida e reforça o trabalho do Governo em apoio aos municípios.
Vereadores dos municípios que integram a Agem destacaram o reforço do encontro para concretização de ações comuns. O vereador Aldir Cunha Junior, de São Luís, pontuou que reunião dos vereadores foi significativa para que as políticas públicas de referência cheguem à população de forma adequada. “Neste encontro, com muitas ideias e troca de experiências esperamos poder construir uma relação mais estreita com os demais parlamentos municipais e formatar, mais especificamente, o que é cobrado pela população”, disse.
Para o vereador Cássio Oliveira Salis, de São José de Ribamar, a gestão parceira e as políticas que o Governo já possibilitou ao município mostram o caminho certo para construir governos que priorizem sempre a população. “O encontro é a formalização destas ações parceiras e parabenizo o governo por essa oportunidade de integração com os demais vereadores”, disse o parlamentar.
O presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Arquimário Guimarães, destacou que o evento tornou possível alinhar políticas aos municípios a partir de suas necessidades mais urgentes. “Não é sempre que podemos reunir tantos parlamentares e discutir temas que venham melhorar a vida da população. O papel do vereador de representatividade deste povo é muito grande e importante e neste encontro sinto a verdadeira valorização do nosso trabalho e esperamos poder angariar muitos benefícios à nossa cidade”, destacou.
O encontro é mais uma ação de valorização promovida pelo Governo do Estado reconhecendo a importância dos vereadores na condução das políticas públicas para o povo maranhense. Parabenizo a gestão por essa iniciativa e estamos coesos para o trabalho parceiro que sempre tenha como resultado o bem das nossas comunidades”, enfatizou o vereador Wellington Sousa, também de Paço do Lumiar. Para José Roberto Loureiro, da Câmara de Icatu, o encontro “se destaca por promover a integração entre os vereadores maranhenses e estabelecer um diálogo mais preciso, tendo o Governo como parceiro indispensável para o êxito das ações em benefício das comunidades”.
Por meio da Agem, o Governo do Estado executa medidas de alcance comum às cidades integrantes. As políticas consideradas prioritárias nesta primeira etapa referem à Segurança, Produção, Turismo, Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos e definição dos limites territoriais. Entre as ações estão os programas ‘Mais Asfalto’ (pavimentação de ruas e avenidas), ‘Bolsa Escola’ (concessão de valor para compra de material escolar e fardamento) e ‘Cheque Minha Casa’ (recurso para reforma residencial); e ações específicas nas cidades de recuperação de mercados e espaços de turismo e lazer.
A agência busca ainda soluções para os municípios que possuem pendências junto ao Programa de Ações Articuladas (PAR). Algumas cidades já realizam levantamento de diagnóstico do programa. Ações para melhorias nos atracadouros de Paço do Lumiar e outras questões importantes na área de transporte hidroviário de municípios que compõem a Região Metropolitana de São Luís, também constam do cronograma da instituição. A Agem é vinculada à Casa Civil e agrega os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu.
Comentários