“Ninguém é capaz de contentar a todos querendo unanimidade. A Oposição ao Madeira sabe fazer barulho. Mas em Imperatriz, as urnas sempre falam mais alto”. Assim o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, encerra artigo publicado no seu blog, replicado por vários outros de Imperatriz e da capital, no qual faz uma análise do quadro político de Imperatriz.
O ex-ministro é filiado ao PDT e desde que decidiu deixar o STJ para prosseguir com a carreira política foi candidato a governador e, por último, candidato ao Senado, sendo expressivamente votado em Imperatriz. Sempre que a agenda permite, Vidigal vem a Imperatriz para participar de eventos políticos ou jurídicos.
“Na última eleição, fui o senador segundo mais votado, vencendo dois ex-governadores e colado com margem mínima ao primeiro, no caso outro ex-governador e nosso estrategista, José Reinaldo”, relembra Vidigal.
No artigo, entre as abordagens feitas por Vidigal, está o recente anúncio feito pelo atual prefeito do ex-vice-governador Pastor Porto como seu companheiro de chapa no projeto de reeleição.
“Agora o Madeira vai para a reeleição tendo como vice na sua chapa exatamente o Pastor Porto, que foi vice-governador de Jackson no segundo turno de 2006 e na sucumbência de 2010. Dona Clay, a viúva do governador cassado, apoia. Os leais companheiros de Jackson apoiam”, comentou.
O pedetista ressaltou os laços de amizade e lealdade havidos entre Madeira e Jackson. Para ele, Madeira foi de uma lealdade incomensurável com Jackson, que na disputa pelo governo venceu no sul do Estado, mas “acabou perdendo força no resto do Estado por causa da campanha desleal e nojenta dos concorrentes espalhando que se ele fosse eleito seria novamente cassado”.
Ainda no artigo, Vidigal relembra o papel decisivo de Madeira para em 2010 viabilizar a candidatura de Jackson. “A reunião que definiu a aliança do PSDB com o PDT foi na minha casa. O Madeira, líder inconteste do PSDB no Estado, foi até bravo com a pequena resistência que se esboçou na véspera, a qual, ao fim, se aquietou”, destacou o ex-ministro do STJ.
Vidigal destaca ainda a importância de Imperatriz no cenário político do Maranhão ao assinalar que a pujança econômica e política da cidade tem sido inspiração permanente para os que trabalham para que o Estado comece, o quanto antes, a se libertar do atraso econômico e da pobreza política. “A pobreza política decorre do atraso econômico”, disse, acrescentando que as eleições de Imperatriz atraem atenções de todo o Estado representando um ensaio do que poderá ocorrer nas eleições estaduais seguintes.
Por último, Edson Vidigal assinala que o prefeito de Imperatriz realiza uma administração exemplar. “Defeitos, em qualquer cenário, há sempre quem os aponte. Críticas, as mais ácidas, há sempre quem as faça”.