Para Assis, o saldo de 2017 é resultado da competência e engajamento de sua equipe

O primeiro ano de gestão do prefeito Assis Ramos foi marcado pela superação de desafios e conquistas históricas para a cidade de Imperatriz. Todas as secretarias avançaram nos serviços prestados, em especial saúde, educação, desenvolvimento econômico e infraestrutura. As três primeiras, ganhando destaque no cenário nacional.

Para Assis, o saldo de 2017 é resultado da competência e engajamento de sua equipe. Na saúde, o prefeito parabeniza o secretário Alair Firmiano pelo desempenho na pasta, o que trouxe para Imperatriz o prêmio “Inovar 2017”, estando o secretário entre os 50 melhores gestores municipais de saúde do Brasil. E para fechar o ano com chave de ouro, iniciou na quarta-feira, 27, a tão esperada reforma do Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes e do CAPS III – no Parque Anhanguera.
Além da saúde, a educação também é referência. Coordenada pelo professor Josenildo Ferreira, a gestão da educação de Imperatriz ficou entre as 100 melhores do Brasil. Os requisitos usados para avaliação foram de excelência em gestão pública, credibilidade e comprometimento. Além de entregas e reformas realizadas em escolas e creches, como a creche Cantinho da Alegria, no povoado Centro Novo, que há décadas funcionava com estrutura precária; a entrega das quadras poliesportivas na Vila Vitória e povoado Km 1.700; a escolha democrática do novo modelo de uniforme, e o investimento em qualificação profissional.
Já na economia, o município se destaca em nível nacional pela Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, recebendo nota máxima em avaliação do Sebrae. Dos 5.570 municípios brasileiros, somente Imperatriz e Estreito atingiram pontuação máxima em Políticas Públicas para o Desenvolvimento Implantadas e Implementadas. E a implantação do Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas, que oportuniza grandes negócios com o setor privado, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Nas demais áreas, Assis é enfático ao observar que todos fizeram sua parte com muita dedicação, pois ao receber a prefeitura existiam várias lacunas, e com o empenho da equipe, a cidade está sendo arrumada aos poucos. “Nada mais justo do que a gestão fazer a sua obrigação. Recebemos a cidade cheia de buracos e precisando de manutenção em diversas áreas. Com a ajuda do secretariado, estamos arrumando a casa. Estou aqui pela vontade do povo, por isso tenho a obrigação de fazer o melhor por Imperatriz”, disse.
Assis encerra os primeiros 12 meses à frente do executivo municipal com a sensação de dever cumprido e a vontade de avançar mais. O grande marco da gestão em 2017 foi a sanção da Lei Ordinária nº 1.694/2017, que cria e regula o funcionamento da Guarda Municipal, órgão tão esperado pela comunidade. Outra vitória da cidade foi a convocação de quase 500 servidores aprovados no concurso de 2012, que já tinham perdido a esperança de assumir o tão esperado emprego. Além do pagamento pontual dos salários a cada mês, a Secretaria Municipal de Administração também igualou o valor do vale alimentação entre todos os servidores, negociou as parcelas em atrasado ainda da gestão passada e antecipou o pagamento do 13º salário.
O carro chefe da gestão foi, sem dúvida, o novo visual que Imperatriz recebeu da Secretaria de Infraestrutura, com frentes de limpeza em diversos pontos, a cidade está mais bonita e agradável. Por onde passa nota-se a diferença, ruas, canteiros, praças e até cemitérios receberam uma atenção especial. Vale ressaltar, também, a organização do setor Mercadinho, que há anos necessitava de intervenção municipal.
Dos projetos idealizados pelo prefeito, destaca-se o Jiu-jitsu nas Escolas, aplicado na rede municipal de ensino, onde as crianças recebem aulas gratuitas e material de treino (kimono e tatame) fornecidos pela Prefeitura, em parceria com a empresa Citelum. Também o programa de prevenção ao uso de drogas com a palestra ‘O grande barato é não experimentar’, em que o próprio prefeito vai até as escolas municipais sensibilizar crianças e adolescentes a recusarem qualquer tipo de entorpecente.
Para Assis, todas as secretarias contabilizam vitórias, isso graças ao empenho de todos os responsáveis. “Podemos citar vários feitos realizados pelas pastas, sem exceção, o que contribui para o crescimento da nossa amada Imperatriz. Tenho comigo secretários que honram seus compromissos, por isso conseguimos realizar muito por nossa cidade. Foi só o começo. Em 2018 vamos trabalhar ainda mais”, conclui ao citar uma lista de ações em todos os setores da gestão:

Agricultura
Combate ao abate clandestino e fiscalização dos açougues; Reativação do Programa de Abastecimento de Alimentos (PAA), para ajudar as pessoas de baixa renda, através de apoio do governo federal.

Fundação Cultural
Realização do ‘Carnaval A gente faz’; São João com participação de grupos folclóricos; “Programa Arte e Cidadania nas Escolas”; e o ‘Abrindo Mercado’, com a ajuda do setor privado, que leva música de qualidade até as feiras da cidade, com atrações locais, e arrecada alimentos para serem doados a instituições filantrópicas.

Desenvolvimento Social
Entrega de mais de 1.000 casas. No Residencial Teotônio Vilela I e II, foram beneficiadas 920 famílias, e no Residencial Sebastião Régis o remanejamento de mais 183 casas. Reativação do Banco de Alimentos com distribuição de mais de 11 mil toneladas.

Defesa Civil
Veraneio sem ocorrências; qualificação da equipe técnica; fiscalização de bares e similares; campanhas para uso racional de água potável e preservação dos leitos de riachos; retirada de carcaças de veículos das ruas.

Esporte, Lazer e Juventude
Recorde de participação nos Jogos Escolares, sendo representado na capital São Luís em várias modalidades, e chegando até Curitiba, em âmbito nacional. Retomada do projeto ‘Estação Juventude’, que capacita jovens para o mercado de trabalho e oferece atividades esportivas para jovens de baixa renda. Implantação do ‘Torcida cidadã’, que leva crianças de baixa renda para assistirem aos jogos oficiais no estádio municipal.

Fazenda e Gestão Orçamentária
Facilitou a negociação de dívidas de impostos municipais com parcelamento e concessão de descontos. Implantação do novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica.

Infraestrutura
Limpeza de ruas, praças, riachos; revitalização dos cemitérios nas zonas urbana e rural; drenagens realizadas por toda a cidade, destacando a drenagem profunda realizada no Jardim Viana, localidade que há mais de 30 anos não recebia benfeitoria da Prefeitura. E ainda a construção de pontes de concreto no Santa Rita.

Meio Ambiente
Criação de Pontos de Coleta Voluntária, PEVs; Plantio de 2.017 mudas em diversos pontos da cidade; 4.430 mudas doadas para população em ações; 17.570 mudas produzidas no viveiro municipal e doadas 11.829 mudas para a população; Realização do projeto ‘Verão sustentável’ nas Praias do Cacau e do Meio; Anti-Queimadas; Projeto Renascer das Nascentes; Campanha Cidade Limpa; Horta Orgânica nas Escolas; Plano de Arborização Urbana.

Políticas para Mulher
Realização de 22 audiências públicas na zona urbana e rural para a construção do 2º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Está implantando o Grupo de Trabalho para elaboração de documentos (GTI), com representantes das secretarias municipais.

Planejamento Urbano
Identificação e notificação do processo de desapropriação de terrenos não murados. Reorganização de vendedores ambulantes para serem alocados no Camelódromo que será revitalizado; e dos ambulantes que atuam na Beira Rio.

Procuradoria
Estreitamento das relações institucionais com órgãos, como Câmara de Vereadores, Ministério Público, Advocacia Geral da União e Tribunais de Conta. E o acordo com a Justiça do Trabalho para a liberação do saldo do FGTS dos servidores da educação, que se estenderá aos demais servidores.

Regularização Fundiária
Entrega de mais de 800 títulos definitivos para 15 bairros de Imperatriz.

Trânsito e Transportes
Revitalização das faixas de trânsito verticais e horizontais; organização do tráfego do Mercadinho. A cidade ganhou também, semáforos de Led, além de reforço da mão de obra com a convocação de mais 22 agentes concursados atuando no controle do tráfego.

Ouvidoria
Implantou o canal de comunicação direta com o cidadão, com atendimento presencial, via internet e por telefone para críticas, denúncias, sugestões e elogios. (Mariana Campos - ASCOM)