Rio de Janeiro-RJ – Devido à previsão de mau tempo para hoje (24), a viagem do papa Francisco até Aparecida, interior paulista, será de avião e não mais de helicóptero. Além disso, deve ocorrer um atraso de meia hora.
A assessoria de Comunicação Social da Aeronáutica informou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira VC-2 (Embraer 190) vai transportar o papa Francisco e a comitiva da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, até o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP).
Em São José dos Campos, o pontífice embarca em um helicóptero H-34 Super Puma com destino à Basílica de Aparecida, com chegada prevista para as 10h.
A decolagem está prevista para as 8h45. De acordo com a agenda oficial do pontífice, a partir das 10h30 o papa fará uma missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e uma homilia.
Localizada a 180 quilômetros de São Paulo, Aparecida é a única cidade, além do Rio de Janeiro, a receber a visita do papa Francisco. A viagem ao Brasil, para participar da 38ª Jornada Mundial da Juventude, é o primeiro compromisso do papa Francisco no exterior. Ele assumiu o pontificado em março, sucedendo Bento XVI, que renunciou em fevereiro.
Em maio de 2007, Bento XVI participou, em Aparecida, da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano Caribenho e rezou missa campal no estacionamento da basílica.
Abertura - Ontem o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, celebrou a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude. Apenas a partir de quinta-feira (25), o papa Francisco participará das missas no Rio.
Bispos de várias partes do mundo acompanharam a cerimônia no palco. Shows de cantores católicos de diversas nacionalidades e orações mobilizaram os jovens ao longo da tarde, que foi marcada pelo mau tempo. Chuva fina, vento forte e baixas temperaturas desafiaram os peregrinos, que seguravam bandeiras de diferentes países.
Momentos antes da abertura, um terço foi rezado em diferentes idiomas. Das janelas, moradores de Copacabana e do Leme acompanharam a cerimônia. (Agência Brasil)
Publicado em Política na Edição Nº 14761
Comentários