Respiradores comprados da China chegam ao Maranhão - Divulgação

A crise epidemiológica provocada pelo novo coronavírus não paralisou as obras de recuperação emergencial das rodovias maranhenses durante o período chuvoso. Também segue a todo vapor a construção da Ponte Central-Bequimão, sobre o Rio Pericumã, que vai interligar dez municípios da Baixada Maranhense. 

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, durante entrevista à Rádio Assembleia do Maranhão. 
Além disso, de acordo com Clayton Noleto, a secretaria vem trabalhando em obras de adequação de unidades de saúde que estão sendo preparadas para atender pacientes da Covid-19. 
Segundo o secretário, em todas as frentes de trabalho há a observância das normas sanitárias, para evitar a disseminação do vírus e preservar a saúde dos profissionais.   
"Todo o empenho, todo o trabalho, teve continuidade, inclusive em feriados e finais de semana, com a equipe, é claro, respeitando as normas sanitárias", destacou.

Rodovias
De acordo com o secretário, somente na recuperação emergencial das estradas maranhenses foram destacadas mais de 50 equipes da Sinfra, que atuam em todas as regiões do estado. 
Para Clayton Noleto, é essencial garantir a trafegabilidade das rodovias durante a pandemia, para não comprometer o abastecimento das cidades e diminuir os danos causados pela crise sanitária.
Com 153 km de extensão, a MA-014, entre os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro, na Baixada Maranhense, é uma das estradas que vêm sendo recuperadas. As obras são executadas por quatro frentes de serviços. Três delas atuam em recuperação de base, sub-base e asfalto nos pontos mais críticos. Outra equipe executa trabalho de tapa-buraco em pontos estratégicos. 
"Nesse momento, em decorrência das chuvas, estamos realizando intervenções emergenciais, que garantam a trafegabilidade. Após o final do período de chuva, nosso esforço será para realizar intervenções estruturantes e definitivas", afirmou Noleto. 

Ponte Central-Bequimão
Os serviços de perfuração das estacas e concretagem dos blocos da Ponte Central- Bequimão seguem em execução e chegaram ao status de 80% sobre o Rio Pericumã.
"Nós já estamos concluindo a parte da construção das fundações em água. Já construímos os blocos de fundação do lado de Bequimão, vamos ingressar agora para o lado de Central. Já temos mais de 50% das vigas que serão lançadas por sobre essas fundações no canteiro de obra, vamos agora fazer o transporte das vigas restantes", explicou o secretário. 

Ampliação de leitos
Clayton Noleto também ressaltou, durante a entrevista à Rádio Assembleia, que a Sinfra também vem se dedicando nas obras de ampliação dos leitos hospitalares voltados para pacientes com a Covid-19. 
Ele citou as obras de ampliação de leitos no Hospital da Criança, em São Luís; no Hospital Macrorregional de Coroatá e no Hospital do Servidor, também na capital maranhense. 
"O governador Flávio Dino tem acompanhado pessoal e completamente todo esse trabalho. Vamos continuar com muita dedicação e com muito empenho, buscando cumprir com o nosso dever", disse. 
"Agradecemos à população pelo respeito, pela compreensão do momento em que nós vivemos e pedimos a todos que, tanto quanto possível, fiquem em casa, respeitem as normas sanitárias para que nós consigamos ultrapassar esse momento, essa tormenta, e sigamos em frente", completou o secretário. (Fonte: SECAP)