Tendências, novas tecnologias na indústria 4.0 e sustentabilidade foram temas abordados na palestra "Moda em Transformação", que reuniu, na noite da terça-feira (7), empresários do segmento do vestuário e alunos de moda, em Imperatriz. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, em parceria com o SENAI Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do Rio de Janeiro, com apoio do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (Sindvest), trouxe informações valiosas sobre o setor da moda no cenário nacional e internacional.
"O SENAI, como parceiro das indústrias, busca sempre atualizar os empresários e apresentar soluções para melhorar a lucratividade, competitividade e produtividade dos segmentos industriais em nossa região", ressalta o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Durante a palestra, os participantes tiveram oportunidade de visualizar um panorama do setor no cenário nacional e internacional, conhecer as novidades trabalhadas por marcas de renome e ainda como a tecnologia pode ser aliada nesse processo de experiência de compras do consumidor, inclusive por meio da inteligência artificial e na fabricação dos produtos.
Eles também conheceram a plataforma Workshape, que tem como premissa o estímulo à inteligência criativa por meio do design thinking e integra três macroprocessos das indústrias do segmento: planejamento e gestão de coleção, modelagem e processos produtivos.
A palestrante e bacharel em design com habilitação em Moda pelo SENAI CETIQT, Angélica Coelho, destacou que é necessário estar em constante atualização. "Hoje ainda fazemos moda como 20 anos atrás e há muitos fatores que precisam ser levados em consideração, inclusive o valor que está sendo entregue ao consumidor. Além de ter um olhar sobre sustentabilidade e tecnologia, desde comercialização, estratégia de produtos, até produção dentro desse cenário, que vive em constante transformação".
Ela ressaltou ainda que, diante do cenário econômico brasileiro, o empresário precisa ser proativo. "Tem que buscar novas oportunidades, nichos de mercado, produtos ou repensar as estratégias de negócios. E o SENAI tem programas para desenvolver, acelerar os negócios, pois o empresário tem que estar antenado no cenário a sua volta, porque se de repente ele precisar mudar, ele estará pronto, sem que isso lhe cause prejuízo ou estranheza".
Empresária no segmento de lingerie e moda praia, Andreia Oliveira, destaca a importância da iniciativa. "É bem interessante ter esse olhar sobre moda de maneira mais ampla. A noite foi bem proveitosa no sentido de inteirar os empresários locais sobre como melhorar seus processos ou até mesmo inovar em seus negócios". (Dimalra Tavares)
Comentários