Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos na área de saúde mental, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e profissionais da Ouvidoria SUS do município participaram no final da semana de palestra sobre "Diretrizes da saúde mental", ministrada pela psicóloga Isabela Godinho, técnica da Ouvidoria e pela assistente social Marlene Lima.
Cinco equipes do NASF participaram do evento, que tem como meta principal a Promoção da Educação Continuada dos profissionais das Redes de Atenção à Saúde. Nesta primeira etapa, além de se discutir sobre a temática acima citada, esclareceu-se algumas questões sobre as diretrizes e funcionamento do NASF, bem como seu relacionamento com a rede de saúde mental. Na segunda etapa, com previsão para outubro, serão abordadas questões pertinentes à Ouvidoria.
Para Rosélia Albuquerque, coordenadora do NASF, esta parceria é primordial, pois dá melhores condições de trabalho a suas equipes, tendo em vista que esclarece muitas questões. "Os temas colocados pelas nossas palestrantes vão de encontro às dúvidas encontradas na prática do dia a dia de nossos profissionais. E isso é muito valioso porque eles se sentem cada vez mais seguros para realizar os procedimentos", afirma.
De acordo com o coordenador do Departamento de Ouvidoria, Francisco Duvalle, estas palestras são importantes porque ajudam a esclarecer alguns pontos em relação aos procedimentos oferecidos pelo sistema único de saúde. "Nós temos acompanhado de perto o esforço da secretária Conceição Madeira e do prefeito Sebastião Madeira em melhorar a qualidade da saúde em Imperatriz. E a partir destas qualificações é que estamos melhorando a cada dia nossos indicadores, tanto é que diversos programas têm sido reconhecidos ultimamente pelo próprio Ministério da Saúde, por sua excelência nas atividades desenvolvidas", informa.

Sobre o NASF
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família é uma equipe formada por profissionais de diversas áreas que atuam em parceria com a equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família - ESF. O NASF não é porta de entrada no sistema de saúde para os usuários, é uma forte estratégia de apoio às equipes de ESF, contribuindo na ampliação da abrangência e diversidade de suas ações tendo como "modus operandi" o apoio matricial.

Sobre a Ouvidoria
O Departamento de Ouvidoria do SUS é um canal de comunicação que possibilita a mediação e a busca do equilíbrio entre os cidadãos e o serviço SUS. A Rede Municipal de Ouvidoria SUS, acesso nível I, foi implantada em Imperatriz desde setembro de 2010 e tem contribuído com a gestão, e principalmente com o cidadão, que busca atendimento na rede municipal de saúde. [Maria Almeida - SEMUS]