O engenheiro civil Murilo Reis destacou a importância do gerenciamento de obras e engenharia, além da participação de licitações para obras na administração pública

Em uma parceria com a UP Grade, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Imperatriz (Sinduscon do Oeste), realizou, nesse final de semana, o curso “Orçamento de Obras e Licitações”. A capacitação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para calcular orçamentos, planejar e gerenciar obras de engenharia, além de participar de licitações da administração pública, contou com a participação de engenheiros, arquitetos, estudantes e diretores ligados ao sindicato.

“Esta parceria que também contou com a participação do Sinduscon Maranhão trouxe para a cidade uma atualização no que diz respeito a esta área de orçamento e licitações. Ficamos contentes porque na plateia tivemos desde jovens que estão se formando até engenheiros com vasta experiência no mercado. Portanto, é muito importante que estejamos por dentro das novidades e ferramentas que se atualizam constantemente”, destaca o presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco.
Ministrada pelo engenheiro civil da Caixa Econômica e professor, Murilo Reis, a capacitação destacou as áreas de desenvolvimento de um orçamento para que os profissionais elaborem de forma assertiva projetos financeiros de custos de obras. “É uma área da engenharia que não existe normas para seguir, somente decretos na qual eu preciso obedecer. A verdade é que o conhecimento principalmente em obras públicas vem sendo construído pelos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União, entre outros. Por isso, essa é uma área que requer muito estudo, as coisas mudam constantemente e requer muita atualização”, garante Murilo.
A engenheira civil Lillian Alves conta que o curso foi muito proveitoso. “Acredito que todos os que estão aqui aprenderam algo novo. A didática foi excelente e de forma clara recebemos dicas e fomos informados sobre os erros mais comuns que acontecem nas licitações orçamentárias”.