Em 85 municípios maranhenses, o dia 10 de novembro é feriado local, em função da data de emancipação política-administrativa dessas unidades da federação brasileira. A crianção desses municípios aconteceu em 1994, ocasião em que vários distritos foram desmembrados dos municípios mãe.

De Porto Franco foram desmembrados Campestre do Maranhão e São João do Paraíso; de Montes Altos, Ribamar Fiquene e Lajeado Novo; de Estreito, São Pedro dos Crentes; de Imperatriz, Governador Edison Lobão, Davinópolis, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, São Pedro da Água Branca e São Francisco do Brejão. Houve desmembramento também em outras regiões. Ao todo, foram criados 85 novos municípios há exatos 20 anos.
Em todas essas cidades a primeira eleição aconteceu em 5 de outubro de 1996, quase dois anos depois da emancipação política, que foi concretizada com a realização de plebiscito em junho de 1994.
Instalação das unidades criadas pelo governo do estado do Maranhão à época por Ribamar Fiquene, aconteceu em 1º de janeiro de 1997, com posse dos primeiros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em todas as novas cidades, as câmaras municipais tinham apenas 9 vagas; hoje, em algumas cidades o número de vereador já aumentou. É o caso de Governador Edison Lobão, que foi criado com 9 vagas e hoje tem 11. Já em alguns municípios-mãe o número de vagas caiu por causa do desmembramento, como Porto Franco, por exemplo, que tinha 13 vagas e ficou com 9.