O Governo do Estado está intensificando as obras de infraestrutura em Açailândia, na Região Tocantina. O município está sendo contemplado com mais de dez quilômetros de recuperação de pavimento. São 22 ruas pavimentadas nos bairros Jardim de Alá, João Paulo e Cikel. A maioria das vias já foi asfaltada e agora está sendo feita a colocação de meio-fio. O investimento, da ordem de R$ 2.743,392,63, proporciona melhorias no acesso entre os bairros e o centro da cidade.

Para a professora Cristiane Silva, a chegada da pavimentação representa saúde para o filho de cinco anos. “Estávamos precisando de mais. Meu filho vivia gripado por causa da poeira. Eu já estava pensando em me mudar daqui. Nós estamos dando graças a Deus por esse asfalto ter chegado. Sem falar que o bairro e o nosso imóvel vão ficar mais valorizados”, disse.
Além disso, está sendo feita a reforma de uma das maiores unidades de ensino da rede pública, a escola Professora Norma Santos, a antiga Maria Izabel Rodrigues Cafeteira, que atende cerca de 600 estudantes. A reforma segue em ritmo acelerado e estão sendo recuperadas a parte elétrica, hidráulica e estrutural da unidade. A obra faz parte do Escola Digna, que prevê, nessa fase, readequações de colégios em 36 municípios em todo o estado, um investimento de mais de R$ 90 milhões.
Segundo Maria Aparecida de Carvalho, diretora do colégio, a última reforma aconteceu há 17 anos e, por isso, as condições do prédio estavam precárias. “A gente fazia remendos e, assim, a escola ia se sustentando. Mas tínhamos muito medo de acidentes. Quando chovia, liberávamos os alunos porque havia muitos vazamentos e possibilidade de curto circuito na parte elétrica”, conta.
A diretora acredita que a reforma proporcionará um melhor desempenho dos estudantes. “Será um conforto maior para todos. Alunos e professores terão melhores condições de ensino-aprendizagem. Diretores e pais ficarão despreocupados em relação a possíveis acidentes provocados pela falta de estrutura. Com isso, melhoram os índices nas avaliações externas, como concursos e no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”.
Para o secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, o Programa Escola Digna representa o compromisso do governador Flávio Dino em melhorar os índices de educação no Maranhão.
“Somos responsáveis pela execução das obras e temos a absoluta certeza que estamos contribuindo para um estado melhor, trazendo conforto, comodidade e respeito aos alunos e professores do Maranhão”, destacou o secretário. Ele ressaltou que as ações foram executadas num plano para que alunos sejam beneficiados, neste semestre, com a reforma das escolas.
Outra escola contemplada com os serviços na Regional de Educação de Açailândia foi o Centro de Ensino Tobias Barreto. As obras estão em fase de conclusão e beneficiarão mais de 500 alunos no município de São Francisco do Brejão. Mais municípios estão sendo contemplados com ações do Programa Escola Digna na região sul do estado, como Imperatriz, Ribeirãozinho, Porto Franco e Balsas, são mais de 11 escolas beneficiadas.