Vereadores apontam conquistas na saúde, mas observam aumento da demanda
Gil Carvalho
Em pronunciamento nessa quinta-feira (13) na tribuna “Freitas Filho”, o vereador José Carneiro Santos (PSDB), o Buzuca, rechaçou críticas que estão sendo feitas à política municipal de saúde em Imperatriz. “Jogar pedras é muito fácil, mas é preciso reconhecer os avanços e conquistas obtidos nestes últimos anos pelo governo Madeira”, disse.
Segundo ele, o trabalho desempenhado pela secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, foi reconhecido durante cerimônia realizada semana passada em São Luís. Ela foi agraciada na sexta-feira (7) com o prêmio ‘The Best Saúde Maranhão’, uma das mais importantes honrarias concedidas na área da saúde.
A cerimônia, realizada nas dependências do hotel Luzeiros, em São Luís, foi promovido pela revista “Saúde News”, com circulação em todo o Norte e Nordeste. “Dos 217 municípios do Maranhão, a secretária Conceição Madeira está entre os 25 melhores do Estado”, reitera.
Buzuca enfatiza que durante esse período metas foram atingidas e que milhares de pessoas foram beneficiadas nas unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
“A luta pela realização de transplante renal pelo SUS em Imperatriz; a viabilização da unidade móvel de prevenção e combate ao câncer; implantação de academias de saúde; revitalização das unidades básicas de saúde e a implantação da unidade de alta complexidade em Oncologia (Unacom) que está em fase de conclusão no Socorrão”, enumera ele, que parabenizou a secretária Conceição Madeira e toda sua equipe pelo trabalho realizado na área da saúde pública de Imperatriz.
O vereador observou que “criticar é muito fácil, mas frisa que esforços estão sendo mantidos para avançar cada vez mais na área da saúde”. “Fui várias vezes criticado no Santa Inês por causa das condições de infraestrutura, principalmente durante o período invernoso”, cita.
A vereadora Fátima Avelino (PMDB) comentou que assistiu a uma reportagem na televisão que a maioria dos entrevistados atendidos no hospital Socorrão vieram de cidades distantes de Imperatriz, principalmente atrás de cirurgias na área ortopédica. “Reconheço que, com muito esforço, a doutora Conceição tem feito seu trabalho, mas a demanda em alta complexidade é muito grande”, frisa.
Avelino observa que existem alguns hospitais na região Tocantina [e de até de outros estados vizinhos] que realizam apenas procedimentos básicos de saúde, sendo encaminhados ao hospital Socorrão os casos de alta complexidade. “Ela (Conceição) atingiu a meta estabelecida, sendo reconhecida com essa honraria, mas lembra que é elevado o custo de manutenção do hospital Socorrão, sendo necessário apoio dos governos estadual e federal”, concluiu.
Comentários