Na pauta principal do encontro, os parlamentares debateram a criação de novos municípios como fator principal de desenvolvimento e integração dos estados amazônicos e que essa atribuição seja de competência das assembleias legislativas, como prevê a PEC 56/07, que devolve aos estados o direito de legislar sobre a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios.

Entre as propostas, a criação de frentes parlamentares estaduais pró-emancipação e ações políticas junto a deputados federais e senadores desses estados para reforçar o trabalho da frente nacional que já atua na Câmara dos Deputados.
Os parlamentares também pregaram a necessidade da redivisão territorial do pais. O movimento de criação de novos estados recrudesceu no Congresso Nacional e o deputado Wellington do Curso (PP/MA) sugeriu a instalação de uma comissão na Assembleia Legislativa para debater, "com responsabilidade", a criação do Maranhão do Sul.  (Com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão e Câmara de Vereadores de Imperatriz)