O Governo do Estado inicia a entrega de novos leitos de UTI, nesta semana. Com o investimento, o poder público estadual segue ampliando o número de leitos por todo o estado, criando condições de atendimento à demanda por conta do número crescente de casos da Covid-19 no Maranhão. Além dos 161 leitos de UTI já existentes no estado, 28 novos leitos serão distribuídos no Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e Hospital da Vila Luizão. 

"O Governo segue com o trabalho de expansão de leitos por todo o estado. Novos leitos de UTI estão sendo preparados para atendimento aos casos mais graves da Covid-19. Com os investimentos, a intenção do poder público estadual é preparar a rede de saúde para a demanda que cresce a cada dia. Para isso, não temos medido esforços para garantir o atendimento e, assim, salvar vidas", disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 
São 10 novos leitos de UTI no Hospital Dr. Carlos Macieira; 15 no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); e três em hospital na Vila Luizão, ampliando de 80 para 108 o número de leitos de UTI na rede estadual de saúde só na capital do estado. "A expansão da rede acompanha o avanço da doença no estado. Vamos ampliando o quantitativo de leitos à medida em que o número de casos vai aumentando em todo o estado", acrescentou o secretário Carlos Lula. (Jessica Wernz) 

Ampliação
Desde o início da pandemia, o governo já ampliou em mais de 120% o quantitativo de leitos de UTI e enfermaria por todo o Maranhão. De 252, o número de leitos exclusivos para atendimento aos casos de Covid-19 que necessitem de assistência hospitalar subiu para 564.
A ampliação do número de leitos segue em andamento, e o Governo prevê ainda a entrega de outros novos com a abertura dos hospitais de Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá, a montagem do Hospital de Campanha em Açailândia e a criação de mais leitos de enfermaria, além dos de UTI, no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).