A partir de abril de 2016, a companhia MAP Linhas Aéreas irá iniciar sua nova rota operacional no Maranhão. Os voos, que terão quatro frequências semanais, irão ligar a cidade de Imperatriz aos municípios de Altamira, no Pará, e a Teresina, capital do Piauí.
Com o anúncio dos voos para o Maranhão, a empresa, que já opera em Amazonas, Rondônia e Pará, inclui o nordeste em sua rota. Para a secretária estadual de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, os novos voos recolocam os municípios maranhenses no foco das companhias aéreas. "Não podemos esquecer que a redução da alíquota de ICMS do Querosene de Aviação (QAV), assinada pelo governador Flávio Dino no início do ano, abriu novos caminhos para o incremento do turismo no Maranhão. As companhias têm o interesse em operar linhas regionais entre estados vizinhos e municípios maranhenses e mesmo que a crise econômica tenha atingido algumas companhias, o Maranhão tem se fortalecido e criado novas oportunidades de diálogo com companhias aéreas de todo o Brasil".
"A alíquota, que era praticada anteriormente a 25% para todas as empresas, passou a ser de 17% para empresas que operarem em apenas um aeroporto maranhense; 12% para as que fazem operações em dois aeroportos; e 7% para empresas que cubram três ou mais aeroportos ou promovem voos internacionais a partir do Maranhão, o que tem nos ajudado nas negociações com as companhias aéreas", completou Delma Andrade.
Segundo o governador Flávio Dino, no ato de assinatura da redução do ICMS, a medida possibilitará o aumento da quantidade de voos e a diversificação de destinos e horários, fortalecendo o turismo no estado. "Nós estamos abrindo mão de imposto, de arrecadação imediata diante de um objetivo maior que é aumentar o turismo, e com isso aumentar o emprego e renda, a partir da ampliação do número de turistas do Maranhão".
Os novos voos partirão de Altamira (PA), às 11h19, com chegada a Imperatriz às 11h52; de Imperatriz, às 13h22, com chegada em Teresina (PI) às 14h44; de Teresina (PI), às 15h24, com chegada às 16h36, em Imperatriz, e partindo de Imperatriz, às 17h06, com chegada às 18h39 em Altamira (PA), inicialmente às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Os voos serão operados sempre em aeronaves de modelo ATR com capacidade para levar de 44 a 66 passageiros. Os valores das passagens estão sendo avaliados pela empresa e devem ser divulgados já no início de 2016, no endereço eletrônico www.voemap.com.br.
De acordo com o site da MAP, a companhia é "uma empresa brasileira que se orgulha em conectar distâncias entre importantes destinos do Brasil, comprometida com a eficiência no serviço de transporte aéreo regional e bom atendimento a seus passageiros".
Novos voos
Segundo o secretário adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinicius Campos, a MAP já demonstrou interesse em operar voos para os aeroportos regionais de Carolina e Balsas e para o de São Luís. "A companhia se mostrou bem interessada em também disponibilizar voos que interliguem a capital maranhense com o sul do estado. Tudo em curto e médio prazo", conclui.
Comentários