O candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão lançou recentemente sua campanha em Imperatriz

Na Região Nordeste o Maranhão é o único  Estado que conta apenas com uma Universidade Federal. O que há atualmente são campi distribuídos pelas regiões mais importantes.  É o caso de Imperatriz, que é  sede do Campus II da Universidade Federal do Maranhão, e  que já conta com até com cursos de mestrado, Balsas e Grajaú.

O senador Roberto Rocha, desde a época de deputado federal que tenta criar uma universidade federal nessa parte do Estado, na avaliação dele fundamental para o desenvolvimento da região.  Já  como senador apresentou (2017) o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Maranhão do Sul (UFMA-Sul).
Na justificativa do projeto,  o senador ressaltou  reconhecer os  esforços da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em atender a demanda da região mas, lembrou ele, há  um descompasso entre a região já bem classificada como Maranhão do Sul e a Capital São Luís, inclusive por questões geográficas e vocação territorial. "Pois hoje o setor produtivo se concentra nessa região, que não é amparada com os recursos necessários para esse desenvolvimento, inclusive na questão acadêmica de formação de jovens talentos que contribuirão ainda mais pra o desenvolvimento local", frisou.
O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, que atualmente faz campanha para voltar ao comando da instituição, declarou que o projeto do senador tem o seu apoio. O professor Natalino lembrou que ao se comparar o Maranhão com Estados do Nordeste e até do região norte percebe-se que alguns têm em média de três a cinco universidades federais e o Maranhão apenas uma. 
Para o candidato a reitor, pela extensão territorial e pela necessidade de avanços na educação superior o Maranhão carece de uma segunda ou terceira universidades logo, ressaltou ele,  o projeto do senador Roberto Rocha tem seu apoio. "Esse é um projeto que precisa avançar para que que se amplie e se estruture a educação superior no nosso Estado", declarou.
O  apoio  ao  projeto do senador Roberto Rocha foi declarado por Natalino Salgado na penúltima visita que ele fez a Imperatriz quando recebia o ex-prefeito e atual assessor do Senado à disposição do gabinete do senador,  Sebastião Madeira, que, em nome do parlamentar, conversou com o professor sobre a atenção que ele {Roberto Rocha} historicamente tem dado à Universidade Federal do Maranhão, os apoios  futuros  e ainda sobre a possibilidade da criação de uma segunda universidade federal no Estado a partir da região tocantina. 
Em campanha para reitor da UFMA, Natalino Salgado já visitou Imperatriz duas vezes em menos de um mês.  A última foi esta semana, quando ao lado do professor Marcos Fábio Belo Matos promoveu o lançamento da  sua campanha na cidade. Há dez anos morando em Imperatriz,  Marcos é professor  do Curso de Jornalismo do Campus II e é candidato  a vice-reitor.
O professor Natalino Salgado conta com uma certa liberdade {discurso} para fazer campanha  na região para voltar a comandar a UFMA.  Na  gestão dele, quando  reitor,  a atuação da universidade foi fortalecida nessa banda do Estado. Ele relembra, por exemplo, a reestruturação do campus do Centro e criação  do Campus do Bom Jesus, onde funciona o Curso de Medicina.  O professor ressalta ainda a implantação dos campi  de Balsas e Grajaú. (Elson Araújo)