Ao analisar a conjuntura política do estado, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), disse ontem não só acreditar, mas ter certeza que terá segundo turno no Maranhão. A provocação foi feita por um jornalista ao questioná-lo sobre as pesquisas que põem o atual governador em vantagem em relação aos demais pretendentes a governar o Maranhão.
Para o ex-prefeito, as pesquisas, quando encomendadas por um ou outro grupo, são controversas. E exemplifica: "Quando tem pesquisa feita pelo grupo do governador ele aparece com mais de 60%, mas pesquisas feitas por fontes independentes apresentam ele próximo de 40%; e como terão muitos candidatos, e considerando o fato de que a campanha ainda nem começou a certeza de um segundo turno é patente". O ex-prefeito de Imperatriz é o atual secretário geral do PSDB do Maranhão, que tem como pré-candidato a governador o senador Roberto Rocha.
Além de Rocha, querem governar o Maranhão a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN). A campanha deve contar ainda com os tradicionais candidatos dos outros partidos mais à esquerda, como o PSTU e Psol, que sempre participam do processo.
Sobre a posição de Roberto Rocha nas pesquisas de intenção de voto, Madeira comentou que ele tem se destacado como um grande senador. Destacou o empenho do parlamentar para ajudar os municípios. Lembrou que só para Imperatriz no, apagar das luzes de 2017, empenhou cerca de nove milhões de reais, "então naturalmente quando a campanha começar os maranhenses terão uma maior amplitude do seu trabalho e avaliarão melhor sua capacidade para governar o Maranhão".
Ao ser perguntado sobre a posição do PSDB num eventual segundo turno sem Roberto Rocha, Madeira foi metafórico. "Só atravessamos a ponte do Araguaia quando atravessamos a ponte do Tocantins. Nós vamos ter primeiro a eleição com meu candidato Roberto Rocha, que é a ponte do Tocantins, ao atravessarmos essa ponte, ai atravessaremos a ponte do Araguaia. Primeiro, vamos lutar para estarmos no segundo turno, se não for possível ai vamos avaliar. O Roberto tem as ideias dele, tem projetos... Se ele for para o segundo turno o candidato que estiver mais próximo de nossas ideais, é com ele que vamos".
Candidato a federal - Na mesma entrevista, Sebastião Madeira confirmou que vai ser candidato a deputado federal e vem se articulando para isso. O ex-prefeito ressalta que hoje se sente mais experiente e preparado para representar Imperatriz e a região na Câmara dos Deputados. "Nossa região está absolutamente órfã de representatividade. Sinto-me mais preparado para preencher essa lacuna. Como deputado vou poder continuar a ajudar Imperatriz e as outras cidades da região como sempre fiz", concluiu. (Assessoria)
Comentários