Demandas, sugestões e questionamentos foram encaminhados pelos vereadores, à secretária de Saúde, Mariana Jales, que explanou as principais ações realizadas pela Prefeitura - Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, participou de videoconferência presidida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Imperatriz, realizada na- segunda-feira, 18 de maio. A abordagem temática contemplou ações da Prefeitura, para o enfrentamento da Covid-19.

Demandas, sugestões e questionamentos foram encaminhados pelos vereadores, à secretária de Saúde, Mariana Jales, que explanou as principais ações realizadas no combate e tratamento do coronavírus.  Dentre elas, a inauguração do Hospital Municipal de Campanha - Covid-19 e o Centro Ambulatorial de Combate ao coronavírus, resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA) e o Governo do Estado.
Sobre o encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, UBS e UPA's, a secretária explica que, "desde a notificação do primeiro registro de Covid-19 na cidade, todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos. Onde ficou determinado que, pacientes com os primeiros sintomas da doença procurassem a UBS e graves, as UPAS". O diagnóstico realizado pelo médico avalia o estado do paciente e o tratamento mais adequado.
Para um diagnóstico mais rápido da doença, a Prefeitura oferta à população tomografias sugestivas que serão efetivadas por meio de triagem, no Centro Ambulatorial, de acordo com a prescrição médica, por meio de empresas terceirizadas.
Mariana Jales concluiu que, "os exames farão a diferença para um tratamento precoce da doença, já que os testes rápidos só detectam a Covid-19 após oito dias dos sintomas". O diagnóstico por meio do Raio-X, também foi implementado ao Hospital Municipal de Campanha que atendia, inicialmente, apenas pacientes testados positivos.
É importante ressaltar que o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, não é a porta de entrada para casos suspeitos ou positivos de coronavírus, sobre o risco de contaminação de outros pacientes.  O Socorrão é um hospital de urgência e emergência que atende Imperatriz e regiões vizinhas e até outros estados. Mediante aos cuidados adotados pela Secretaria de Saúde, "o hospital oferece 7 leitos de isolamento e passou recentemente por reformas. A gestora de saúde informa que "já atendemos muitos pacientes que foram regulados para o Hospital Municipal de Campanha e para o Macrorregional".
As crianças também são uma preocupação para a gestão municipal, principalmente nesse momento de pandemia, em que houve registros da doença. Para elas, foi montado um isolamento para casos suspeitos de coronavírus, com 2 leitos de UTI e 8 de enfermaria, que atenderá a cidade e região. (ASCOM-PMI/Kalyne Cunha)