Francisco da Silva Almeida: “Já estamos preparando nossa agenda de trabalho para 2019”

Raimundo Primeiro

 
Desde a sua fundação, em 1974, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz vem realizando diversas ações com o objetivo de fortalecer o comércio da cidade, promovendo ações que visam à integração de seus associados e dos empresários de modo geral.
Preside a instituição o empresário Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil. Em entrevista na manhã desta quinta-feira, Chico Brasil falou sobre diversos assuntos que norteiam o cotidiano do movimento varejista imperatrizense. O líder lojista também discorreu sobre a edição 2018 da Campanha “Sonho de Natal”, que acontece anualmente com a finalidade de aquecer as vendas do comércio durante as festas de fim de ano.

Na condição de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, conhecida em virtude dos diversos projetos de sucessos realizados, como o senhor observa a participação da entidade no que diz respeito a sua presença na viabilização dos empreendimentos que para cá vieram, principalmente na área do varejo, ênfase do trabalho da instituição, a qual ajudou a fundar, em nível local?
 
Francisco Almeida –
Qualquer sociedade que se organiza, por meio dos segmentos em que atua, seja no comércio, na indústria ou na educação, representa a junção de esforços, a manifestação real de crescimento. E, nós, enquanto setor terciário, lojista, temos dado a nossa contribuição para o desenvolvimento de Imperatriz. E continuamos aqui, firmes, agradecendo a Deus e a Imperatriz pelas oportunidades que nós temos conquistado, ou seja, para todos aqueles que para cá vêm empreender.
 
 Como o senhor avalia a resposta dos empresários locais à assistência a eles dispensada pela CDL?
 
Francisco Almeida –
Nós estamos conseguindo ocupar espaços que são necessários serem preenchidos do ponto de vista da prevenção de crédito, promoções; e não temos dúvida de que ninguém consegue atingir 100% das metas previamente programadas. Mas, hoje, nós contamos com um quadro significativo de associados. Para eles, temos dispensado atenção especial, um acompanhamento das mutações que o mercado impõe, diante do mundo globalizado. 
 
 Aproveitando, revele quais são as principais barreiras enfrentadas pela CDL Imperatriz?
 
Francisco Almeida –
Nós somos partes do mercado e, quando existem forças negativas externas que o atingem, também atingem a nossa instituição. Entretanto, de certa forma, ao longo dos últimos anos, Imperatriz tem tido um comércio crescente, com as suas entidades acompanhando, não só em relação à cidade, mas, principalmente, aos empreendedores.

O senhor poderia apontar três pontos essenciais ao crescimento dos negócios?
 
Francisco Almeida –
Sim. Em primeiro lugar, a sua localização, ou seja, a forma com que a cidade atrai o consumidor. Estamos ligados a três estados. São eles: Pará, Tocantins e Piauí. E, por diversos aspectos, notadamente o mencionado anteriormente, além das suas estruturas de abastecimento e de atendimento, tem sido um ponto extremamente positivo. O segundo ponto se refere às viabilidades de rodovias, hidrovias e aerovias, ou seja, nós somos bem servidos. Já o terceiro e último ponto, diz respeito à força dos empreendedores de Imperatriz, que acreditam e realizam.
 
E quanto à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa? O Empreendedor Individual vai realmente exercer algum impacto na economia?
 
Francisco Almeida –
O mercado é dinâmico e também o resultado da relação de entendimento entre governo, fornecedores e empresários. Então, na medida em que o governo sente a necessidade de melhorar o controle, visando atrair isso, abre células como essa: o Empreendedor Individual, a fim de que haja um controle das ações de mercado. E isso é importante para todos, tendo em vista que a existência de um controle de mercado melhora a arrecadação do Município, do Estado e da Federação, ou seja, todos saem ganhando.
 
Avaliação da edição 2018 da Campanha “Sonho de Natal”?
 
Francisco Almeida –
A melhor possível. Tivemos uma campanha extremamente positiva, com os lojistas e os consumidores participando expressivamente, comprando e concorrendo aos prêmios colocados à disposição. Os lojistas e os consumidores tiveram suas expectativas correspondidas. Já estamos trabalhando na preparação da Campanha “Sonho de Natal” 2019, com muitas novidades. Outra vez, certamente, será um grande sucesso.