O padre Victor Asselin faleceu ontem no Canadá. Amigos seus em Imperatriz ficaram sabendo do falecimento através do promotor de Justiça Sandro Bíscaro, que está no Canadá e noticiou no facebook. “O nosso amigo faleceu hoje, às 17h30, no Hôpital Saint Croix, Drummondville, Canadá. Como não poderia deixar de ser, lutou até o fim, superando todas as previsões médicas contra um câncer. Que Deus conforte sua família e a todos nós. Ao Victor, que tive a alegria de estar ao seu lado em seus últimos dias, a minha saudade. Que o seu nome, herdado pelo meu filho Victor Abas Bíscaro, em sua homenagem, mantenha sempre aceso o seu exemplo de Cristianismo e Cidadania”, comentou o promotor.
Sandro Bíscaro também comentou que “Victor, mesmo debilitado, ainda deixou hospital para acomodar-me em sua casa, chegando ao ponto de arrumar a minha cama e conferir se não faltava nada na geladeira. Como faria Cristo, na verdade. Quatro dias depois, entrou em coma”.
Padre Victor Asselin lançou um livro que causou grande repercussão, especialmente em Imperatriz, apontando autoridades e pistoleiros envolvidos em grilagem de terras, nas décadas de 70 e 80. O polêmico livro “Grilagem, Corrupção e Violência em Terras do Carajás” foi lançado em 1982. Em 2010 foi reeditado e lançado em Imperatriz no dia 25 de maio do mesmo ano, na UEMA.
Victor Asselin foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Brasil. Ele Chegou ao Maranhão em julho de 1966.
Publicado em Política na Edição Nº 14788
Comentários