Faleceu no início da madrugada dessa segunda-feira, por insuficiência respiratória, o advogado, ex-vereador de Imperatriz e ex-prefeito do município de Governador Edison Lobão, Washington Luís Silva Plácido. Ele dirigiu o município de 2005 a 2008, disputou a reeleição pelo Democratas e perdeu para Lourêncio Silva de Moraes.
O ex-prefeito descobriu a gravidade do problema de saúde em julho, no início da campanha eleitoral. Com problemas jurídicos e com os primeiros sinais da doença, lançou a esposa Telma como candidata a prefeita. Por conta da doença, pouco participou da campanha e não conseguiu eleger a esposa.
Washington foi para Belém realizar exames, que apontaram infecção no fígado e rins, sendo recomendado repouso e tratamento intensivo. Novos exames diagnosticaram câncer e aos poucos foi reduzindo sua presença na campanha em decorrência da doença.
Ainda procurando atendimento especializado, Plácido foi para São Paulo e os novos exames mostraram o avanço do quadro clínico. Médicos tentaram tratamento com quimioterapia e não houve resultado satisfatório, como informou o seu irmão, médico Clidenor Simões – Sansão. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e quando os médicos tentaram um tratamento mais forte, por pouco ele não faleceu na época. Em dezembro, os médicos decidiram que não haveria como promover cirurgia, o quadro já estava avançado e deveríamos trazê-lo para casa. Foi o que fizemos”.
Sansão informou ainda que para mantê-lo próximo à família foi montada uma UTI em seu quarto e nos últimos dias todos estavam ao seu lado, conversando e tentando dar força ao ex-prefeito. “Mas não deu, fizemos de tudo. Infelizmente, quando ele descobriu a doença, já estava em estado avançado”, enfatizou.
Governador Edison Lobão - Ontem pela manhã, o corpo do ex-prefeito foi velado na Capela da Igreja Santa Teresa e à tarde, foi levado para a cidade de Governador Edison Lobão, onde foi velado na igreja e sepultado no final da tarde.
Familiares, amigos, esportistas e políticos acompanharam o velório e levaram conforto para a esposa Telma Plácido e os seis filhos do casal. Plácido era de uma família de nove irmãos e tradicional em Imperatriz. Foi jogador de futebol, chegou a defender a seleção amadora e de futsal, um dos hábeis meio-campistas da cidade. Candidatou-se a vereador em Imperatriz, ficou na suplência e assumiu o mandato. Completaria 53 anos em fevereiro.
“Washington Plácido foi um grande político em nosso município. Sensível aos problemas, especialmente dos mais carentes, deixou um legado para todos nós que exercemos mandatos”, comentou o presidente do PV de Edison Lobão, Hamilton Miranda.
A mesma opinião foi compartilhada pelo ex-vereador Abreu, que ao lado do filho - que se elegeu vereador - esteve presente nos funerais em Imperatriz e em Edison Lobão.
Plácido era irmão do ex-prefeito de Sítio Novo, Clidenor Simões Plácido Filho, o “Sansão” – atual diretor do Hospital Regional Materno Infantil do Estado, antigo Regional.
Publicado em Política na Edição Nº 14598
Comentários