Illya Nathasje
Prefeito de São Luís (1966-1969), deputado federal por três mandatos (1975-1987), senador por duas legislaturas (1991-1999; 2007-2015) e governador do Maranhão (1987-1990), Epitácio Cafeteira faleceu nesse domingo, 13, em Brasília, aos 93 anos. Portador de delicado estado de saúde, de há muito, vivia em uma UTI residencial. Deixa viúva, Isabel Cafeteira. Tinha uma filha, Janaína Cafeteira Afonso Pereira, e dois netos, Epitácio Cafeteira Neto e Afrânio Cafeteira Nava.
De Brasília, o corpo veio para São Luís. Comoção e homenagens marcaram o cortejo do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, transportado pelo Corpo de Bombeiros até a Assembleia Legislativa do Maranhão, onde chegou às 16h30 e está sendo velado com honras de chefe de Estado. O velório é aberto para todos os amigos que quiserem prestar as últimas homenagens. O sepultamento acontece na manhã desta terça-feira (15), às 9h, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus. A Prefeitura de São Luís, o Governo do Maranhão e a Assembleia Legislativa decretaram luto oficial. O padre Eduardo Carneiro Barbosa conduziu a celebração das santas exéquias.
Políticos lamentam a morte de Cafeteira
Em comunicado distribuída na noite desse domingo (13), o deputado Rogério Cafeteira (DEM) expressou o pesar da família pela morte do ex-governador Epitácio Cafeteira e destacou a origem paraibana do tio, que chegou muito cedo ao Maranhão.
"É com imenso pesar e tristeza profunda que comunico a todos o falecimento do meu tio, ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira. Ele encontrava-se enfermo e inspirava cuidados, em UTI residencial, decorridos de seu delicado estado de saúde. Natural da Paraíba, Cafeteira veio ainda pequeno para o Maranhão, onde construiu uma admirável história política, dedicando a maior parte de sua vida a este estado, onde constituiu família", frisou o líder do governo no Parlamento maranhense.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, decretou luto oficial de três dias na Casa. "Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão solidariza-se com o deputado Rogério Cafeteira, com toda a família, amigos e admiradores do ex-senador Epitácio Cafeteira, rogando a Deus que conforte a todos", afirmou Othelino Neto.
O governador Flávio Dino manifestou profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e anunciou luto oficial de sete dias. "Minha homenagem ao ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira. Foi também deputado federal, senador e prefeito de São Luís. Que Deus o acolha. Meu abraço solidário para toda a família, especialmente ao líder do nosso governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira".
A Prefeitura de São Luís também decretou luto oficial de sete dias. "Manifesto meu mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento, nesse domingo (13), do ex-governador do Maranhão, Epitácio Cafeteira. Cafeteira, em sua longa trajetória pública, também exerceu os cargos de prefeito de São Luís, deputado federal e senador da República, e deixa um grande legado. Neste momento de dor, solidarizo-me com familiares e amigos, em especial com o deputado estadual Rogério Cafeteira, sobrinho do ex-governador", afirmou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
O presidente estadual do MDB e atual vice-presidente do Senado, João Alberto, declarou que, tão logo soube da morte do ex-senador, entrou em contato com a presidência da Casa para garantir apoio na agilização dos trâmites para traslado do corpo até o Maranhão.
Em nota, assinada pelo senador, o MDB ressaltou que Cafeteira foi membro do partido e um "aliado valoroso". "Neste momento de pesar, o MDB expressa o sentimento da classe política pela perda de uma das mais importantes lideranças políticas do Maranhão. Cafeteira foi sempre um aliado nosso, um aliado valoroso, um homem de visão e de posições firmes. Vai-se com ele um pedaço da história do nosso estado", diz o comunicado. (Agência Assembleia)
Presidente do Senado
Outro político que divulgou nota sobre a morte de Cafeteira foi o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE). "É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador e senador do Maranhão Epitácio Cafeteira. Que a família e seus amigos recebam o nosso sincero sentimento de pesar e solidariedade. E que possamos todos seguir seu exemplo de trabalho em favor do desenvolvimento do seu Estado", destacou.
José Sarney
O ex-presidente da República, José Sarney, lembrou que os dois inciaram na política juntos. "Com o falecimento do governador Epitácio Cafeteira, o Maranhão perde uma de suas maiores lideranças políticas e uma das mais marcantes personalidades de sua história contemporânea. Como prefeito de São Luís, deputado federal, governador do Estado e senador da República, Cafeteira deixou a marca de uma personalidade forte, um líder popular e um bom administrador", ressaltou.
Cafifa, o combate
Filho de José Justino Pereira do Café e Eudóxia Afonso Pereira e nascido Epitácio Cafeteira Afonso Pereira, em 27 de junho de 1924, em João Pessoa, na Paraíba. Técnico em contabilidade, funcionário do Banco do Brasil, Epitácio Cafeteira chegou ao Maranhão ainda pequeno. Iniciou na política ao eleger-se, em 1962, suplente de deputado federal pelo PR. Chegou a exercer o mandato. Em 1965, foi eleito prefeito de São Luís (pelo MDB). Perdeu a eleição para o Senado Federal em 1970, época em que o Maranhão elegeu como senadores José Sarney (Arena), com 236.618 votos, e Alexandre Costa (Arena), 183.990 votos. Cafeteira (MDB) recebeu 138.11 sufrágios.
Inicialmente aliado de José Sarney, Cafeteira oscilou para a oposição a partir de década de 70, notadamente durante os mandatos de deputado federal, quando chegou a presidir a oposição (à época, a ditadura militar impôs o bipartidarismo, Arena-MDB). Com a morte de Tancredo Neves então eleito presidente, seu vice, José Sarney, assumiu a presidência da República (1985-1990), período em que acontece a reaproximação entre os dois. Cafeteira é então candidato ao governo e governador eleito em 1986, recebendo mais de 80% dos votos válidos.
Renunciou ao mandato em 1990, deixando o então PMDB para se filiar ao PDC e nova variação, sua relação política com Sarney era, novamente, de adversário. Aqui, um detalhe, nas voltas que em política a vida dá, Cafeteira se elege senador e apoia para o governo, seu ex-adversário a quem derrotou nas eleições de 1986, João Castelo. José Sarney, a essa altura desgastado depois do mandato presidencial, é candidato no Amapá, onde o estado recém-criado tinha três vagas para a Câmara Alta, e João Castelo acaba derrotado por um aliado sarneysta, Edison Lobão.
Derrotado duas vezes por Roseana Sarney na disputa para o governo do Maranhão (1994 em segundo turno e em 1998, em primeiro turno). A essa altura, Cafeteira andava pelo PPB e sofreria nova derrota, desta vez pelo PDT em 2002. No melhor exemplo de Abel e a parábola do bom filho à casa torna, agora filiado ao PTB e com o apoio de José Sarney, retorna ao Senado em 2006. (I.N)
Assembleia Legislativa divulga Nota de Pesar
Foi com grande pesar que a Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu a notícia da morte do ex-senador Epitácio Cafeteira, tio do deputado estadual Rogério Cafeteira. Ele tinha 93 anos, residia em Brasília e estava em uma UTI residencial, devido a seu delicado estado de saúde.
Epitácio Cafeteira era natural da Paraíba, mas veio ainda pequeno para o Maranhão e se destacou na política, ocupando todos os cargos que um político pode desempenhar em seu estado.
Deixou seu legado na história do Maranhão, tendo exercido os cargos de governador, senador, deputado federal e prefeito da capital São Luís
Aqui constituiu família. Deixa viúva a senhora Isabel Cafeteira; a filha Janaína Cafeteira Afonso Pereira e os netos Epitácio Cafeteira Neto e Afrânio Cafeteira Nava.
Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão se solidariza com o deputado Rogério Cafeteira, com toda a família, amigos e admiradores do ex-senador Epitácio Cafeteira, rogando a Deus que conforte a todos.
Pela inestimável perda e toda a trajetória do ex-senador Epitácio Cafeteira, decreto luto oficial de três dias, a contar de hoje.
São Luís, 13 de maio de 2018
Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Comentários