Imperatriz foi surpreendida no início da noite de ontem com a notícia da morte, aos 51 anos, do professor, político, advogado e empreendedor José Raimundo Silva de Almeida. Lula Almeida, como era mais conhecido, foi declarado morto, segundo o médico Bene André Camacho, que o assistia, às 19h10, vítima de morte súbita por embolia pulmonar. “Passamos mais de uma hora tentando reanimá-lo”, declarou o médico a um grupo de amigos de Almeida, que se aglomerava na porta do Hospital Santa Mônica até a saída do corpo para os serviços funerários.
A morte de Lula foi surpresa pelo fato de ele, segundo os médicos, ter melhorado o seu quadro clínico. Inclusive, estava pronto para receber alta da UTI, onde encontra-se há cerca de 45 dias.
Ele deu entrada no Hospital Santa Mônica com uma pneumonia bacteriana. Transplantado renal e, consequentemente, portador de baixa imunidade, o quadro dele se agravou e foi necessária a internação na UTI.
Lula Almeida era secretário de Governo e Projetos Estratégicos do Governo Madeira, cujo projeto ajudou a gestar ainda no final dos anos 1980.
“Lula Almeida morre, mas deixa um grande legado na vida política, jurídica e educacional do Maranhão. Perdemos mais do que um membro do governo, perdemos um amigo. Perdemos um irmão”, lamentou o prefeito Sebastião Madeira, que mantinha uma amizade com Lula desde o final dos anos 80, quando junto a ele, egresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ajudou a fundar o PSDB.
“O Lula ajudou a formatar, ao longo dos anos, o projeto do PSDB de governar Imperatriz”, diz o prefeito, ressaltando que Imperatriz chora ao perder um dos seus mais ilustres filhos adotivos.
Lula Almeida era baiano de Itororó-BA. Chegou a Imperatriz como funcionário público federal. Comunicativo e bem relacionado, logo começou a ministrar aulas em escolas como Amaral Raposo e Santa Teresinha. Conjugava o magistério à atividade política, iniciada aos 15 anos em seu estado natal. Estudioso, Almeida fez o curso de História na UEMA e Direito na UFMA. Neste interstício, começou a exercitar, com o apoio da irmã e também advogada Joane Almeida, o seu lado empreendedor, fundando o então cursinho pré-vestibular Êxito, o embrião da hoje Unidade de Ensino do Sul do Maranhão – Unisulma, uma das mais importantes instituições de ensino superior de Imperatriz.
Foi na atividade política que Lula Almeida ganhou mais projeção. Além do PCdoB, foi filiado ao PSB até ajudar a fundar o PSDB com o hoje prefeito Madeira. Foi candidato a vereador e a deputado diversas vezes. Foi suplente de vereador, chegando a assumir o mandato por um mês, e também suplente de deputado, assumindo o mandato por igual período. Lula Almeida também foi secretário de Desenvolvimento Social do Governo José Reinaldo Tavares.
O corpo de Lula Almeida está sendo velado na capela da Igreja Santa Tersa d’Ávila.
Comentários