A reunião com antigos moradores do bairro Vila Vitória com o candidato a prefeito de Imperatriz Edmilson Sanches (PPL) transformou-se em agradável bate-papo em que os mais velhos relembraram tempos e situações que vivenciaram. Sanches, como sempre, com conhecimento de causa, simplicidade e bom humor,soube alimentar a conversa extraindo lembranças dos participantes, que espontaneamente recuperavam memórias e riam ante os fatos que eles e o candidato do PPL viveram, sobretudo na infância. Quando foi abordado a questão de Segurança Pública, Edmilson Sanches falou de aspectos que se agregam ao tema, como a vigilância solidária, social ou de vizinhança, a qualidade da pavimentação e da iluminação das ruas. Sanches falou da melhoria progressiva dos sistemas de iluminação pública, "bem diferentes dos antigos lampiões e, na iluminação doméstica, muito mais diferente do tempo em que os ricos tinham Petromax; os remediados tinham candeeiro; e os pobres tinham lamparina de morrão".
A referência aos antigos sistemas de iluminação despertou entre os participantes da reunião um conjunto de lembranças de outros tempos. Edmilson Sanches lembrou da "bateria", um móvel de ferro feito para dependurar e acomodar panelas e outros utensílios de cozinha. Foi lembrado quando vizinhos se reuniam a partir da "boca da noite" para conversarem, sentados em tamboretes ou mochos e cadeiras preguiçosa e de macarrão. Sanches disse: "Eram tempos em que filhos tinham 'criação', que significava temor a Deus, obediência aos pais, respeito aos mais velhos e bom aproveitamento na escola". Todos concordaram que, atualmente, estão muito diferentes o comportamento e a educação de crianças e adolescentes.
Edmilson Sanches expôs em detalhes sua proposta de "Pavimentação Comunitária", quando cada bairro e povoado terá sua própria máquina de fazer bloquetes, cuja produção será administrada em conjunto pelos moradores, que também decidirão quais ruas e em que ordem elas serão pavimentadas.
Ainda na quarta-feira, o candidato do PPL atendeu estudantes do Centro de Ensino Caminho para o Futuro (CECAF), que entrevistaram o candidato acerca de diversos temas, entre os quais "grau de honestidade ou caráter dos políticos", "padronização e desobstrução das calçadas", "movimentos sociais", atuação da Imprensa e "características" de um candidato a prefeitura.
Nesta sexta-feira Edmilson Sanches, entre outras atividades, participará de debate no povoado Coquelândia, organizado pelo Fórum de Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento das Comunidades da Estrada do Arroz, entidade fundada há cinco anos, em 24 de abril de 2011.
Comentários