O gabinete de representação do senador Roberto Rocha (PSDB) em Imperatriz foi palco, na última quinta-feira, 19, no início da noite, de uma reunião de trabalho promovida pelo senador com o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), o senador suplente Lobão Filho (PMDB) e prefeitos da região com o objetivo de solucionar demandas dos municípios naquele Ministério. O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (PMDB), por exemplo, participou do encontro com secretários e alguns técnicos do governo, assim como o fizera os de Açailândia, Juscelino Oliveira; Buritirana, Wagtônio Brandão; Davinópolis, Ivanildo Paiva; São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues, e o de Alto Parnaíba, Rubens Sussumo Ogasawara.
Os prefeitos e suas equipes foram recebidos um a um pelo ministro, tendo a garantia do encaminhamento dos pleitos. Depois das audiências, já no auditório Governador Luiz Rocha, Bruno Araújo, Roberto Rocha e Lobão Filho participaram de uma reunião ampliada com a presença, não só de prefeitos, mas de outros agentes públicos da região.
No encontro, Bruno Araújo fez uma radiografia das ações do Ministério desde que assumiu a pasta. Antes, agradeceu o convite do senador Roberto Rocha para vir a Imperatriz; ressaltou a iniciativa dele de descentralizar o gabinete e interiorizar as ações, bem como sua destacada atuação no Senado. O ministro também ressaltou a presença na reunião do senador suplente Lobão Filho.
O Ministério das Cidades é responsável por tocar o maior e mais importante programa social do Governo Federal: o Minha Casa, Minha Vida.
Bruno Araújo falou das dificuldades enfrentadas para reorganizar o Ministério, que toca hoje 500 mil unidades habitacionais em todo o País, ressaltando que tem tido o cuidado de manter os repasses em dia para garantir o cronograma das obras.
O ministro aproveitou o momento para anunciar a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, iniciativa do Governo Federal que beneficiará o Maranhão com quase dez mil novas unidades habitacionais.
Outro assunto importante ressaltado pelo ministro é que o Ministério das Cidades vai desenvolver, em âmbito nacional, o Programa Casa Legal, que consistirá num esforço conjunto com as Prefeituras, de regularizar as residências no Brasil que não têm documento. Segundo ele, 50% dos imóveis residenciais no Brasil não têm escritura. Bruno Araújo se comprometeu de enviar a Imperatriz técnicos para uma reunião de trabalho sobre esse novo programa do Governo Federal.
O “Cartão Reforma”, que vai garantir às famílias de baixa renda a reforma de seus imóveis, é outro programa, que segundo o ministro, será disponibilizado brevemente pelo Ministério das Cidades.
O senador Roberto Rocha e o senador suplente Lobão Filho integraram a comitiva do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que antes de Imperatriz, esteve em Buriticupu para entregar 500 casas do Minha Casa Minha Vida.
Comentários