Brasília - O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, lança nesta sexta-feira (22/07), em São Luís - MA, o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o Programa Brasil Mais Produtivo. O lançamento será realizado na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações, que tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do Estado.
O MDIC mapeou mais de duas mil empresas maranhenses de diversos setores econômicos, como produtos alimentícios, minerais, vestuário, entre outros, que poderão se beneficiar das ações do plano.
As empresas participantes contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
No Maranhão, o programa conta com o apoio de parceiros nacionais e estaduais, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Banco do Brasil, entre outros.
Brasil Mais Produtivo - O programa é uma ação focada na melhoria do processo produtivo das empresas brasileiras e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. O Brasil Mais Produtivo vai atender, em todo o país, três mil pequenas e médias indústrias brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro.
Técnicos capacitados vão realizar consultorias tecnológicas no processo produtivo de cada empresa para que se possa obter ganhos expressivos de produtividade, inclusive redução no custo de produção. As melhorias serão rapidamente percebidas com os atendimentos de 120 horas e acontecerão com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizada, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
No Maranhão, o programa vai atender empresas do setor moveleiro. O objetivo é realizar consultorias com empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) “Móveis de São Luís” e da microrregião de Imperatriz.
A iniciativa foi lançada pelo MDIC, em abril deste ano, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O programa também conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do apoio Sebrae, do BNDES, da Secretaria de Desenvolvimento Estadual e do Núcleo Estadual de APL.
Balança Comercial do MA - Em 2015, o Maranhão foi 13º exportador entre os estados brasileiros e o segundo da Região Nordeste, respondendo por 17,6% do total de vendas externas regionais. No ano passado, as exportações totalizaram U$ 3,050 bilhões e as importações, US$ 3,6 bilhões, resultando em déficit de US$ 571 milhões.
Nesse período, 69,7% da pauta exportadora do Maranhão foi composta por bens industrializados (manufaturados e semimanufaturados), e 29,5% por produtos básicos. Os principais itens exportados em 2015 foram óxidos e hidróxidos de alumínio, celulose, soja em grãos, ferro fundido, milho em grãos e algodão.
Os principais destinos das exportações do estado foram China, Estados Unidos, Canadá, Islândia, Itália, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
PROGRAMAÇÃO
15:00 às 15:30 – Credenciamento
15:30 às 16:30 – Lançamento do PNCE e do Programa Brasil Mais Produtivo
16:30 às 18:00 – Palestras técnicas
18:00 às 18:30 – Atendimento de empresas do Brasil Mais Produtivo e cadastramento das empresas no PNCE
SERVIÇO:
Lançamento Brasil Mais Produtivo e PNCE - MA
Data: 22 de julho
Horário: 15h00 às 18h30
Local: Salão Nobre da FIEMA – Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Retorno da Cohama – São Luís – MA
Informações: (98) 32121896 (FIEMA)
Comentários