O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, proferiu ontem (1º), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a palestra “Situação econômica do Brasil frente à crise mundial: até que ponto o país será afetado?”. O objetivo do evento era mostrar à população local as reais causas da recessão por que passam vários países do mundo. Segundo o ministro, o Brasil deverá ser um dos países que passará pela crise sem enfrentar dificuldades.
Lobão iniciou fazendo um apanhado histórico sobre as diversas crises enfrentadas pelo país desde a proclamação da república. Segundo ele, o Brasil sempre teve dificuldades em passar por estas recessões devido à falta de reservas financeiras. Segundo o ministro, assim como aconteceu em 2008, a situação brasileira é outra. “Hoje nós temos 350 bilhões de dólares no exterior, acumulados. Temos outros 50 bilhões de dólares no chamado Fundo Soberano e temos mais 15 bilhões de dólares nas mãos do FMI, o Fundo Monetário Internacional. É por isso que as crises não nos atingem mais”, explicou.
O evento foi fruto da iniciativa da Câmara Municipal de Imperatriz, com o apoio da Prefeitura Municipal. O deputado federal Chiquinho Escórcio também contribuiu com a realização da palestra.
Segundo Lobão, o Brasil já não é refém das oscilações do mercado externo, pois tornou-se autossustentável nos últimos anos. Segundo ele, em vinte anos o país já será a quarta maior economia do mundo, superando Alemanha, França e o Reino Unido.
O ministro também falou sobre a importância deste tipo de evento para informar e tranquilizar a população. Na opinião do ministro, não há motivo para manter a população distante dessas informações. Neste sentido, o ministro afirmou que o evento foi positivo. (Comunicação)
Publicado em Política na Edição Nº 14193
Comentários