O senador Roberto Rocha (PSB) anunciou ontem, por meio das redes sociais, a liberação do recurso que pleiteou no Ministério da Educação para a reforma do Campus II (Centro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Parte das instalações do imóvel foi interditada há oito meses pelo Corpo de Bombeiros por incorrer em risco para a integridade física dos alunos, abrigados atualmente na Escola Estadual Graça Aranha.
Roberto Rocha informou que o recurso já está à disposição da Fundação Universidade Federal do Maranhão, a quem caberá fazer a licitação para que a obra seja logo iniciada. A reitora Nair Portela já foi comunicada pelo Gabinete do senador sobre a liberação da verba.
“Vi o campus de Imperatriz em estado lastimável, quase ruindo. E hoje, é com alegria que anuncio a liberação de dois milhões de reais, do MEC, para sua restauração”, escreveu o senador numa rede social.
O senador explicou que esse recurso não é oriundo de emenda ao Orçamento Geral da União e sim um limite orçamentário extra que conseguiu junto ao Ministério da Educação depois de uma visita pessoal feita ao ministro Mendonça de Barros.
Foi um grupo de alunos da UFMA quem procurou o senador para lhe informar da situação do campus do centro da cidade. Dias depois, numa das constantes visitas que tem feito a Imperatriz desde a instalação da extensão do seu gabinete, Roberto Rocha aproveitou para ver de perto a situação.
“Impossível estudar e trabalhar num local desse. Eu já estive com o ministro da Educação e com ele tratamos do problema. A universidade precisa de reparos imediatos, então vamos voltar ao ministro e se for o caso até iremos ao presidente da República”, disse o senador naquela ocasião.
Roberto Rocha acredita que o dinheiro dará para recuperar as 13 salas de aula que foram interditadas e recuperar toda rede elétrica e hidráulica e o restante da infraestrutura dos blocos.
Na última visita que o parlamentar fez ao campus do Centro da UFMA/Imperatriz, ele também constatou que, além da parte estrutural, aquele centro de ensino também carece da renovação de seu acervo bibliográfico. Desde então, o senador também elegeu a renovação da biblioteca e do laboratório de informática como uma das metas do seu gabinete.
“O livro mais novo da nossa biblioteca é de 2010”, revelou ao senador o estudante Sávio Costa, que também fez questão de mostrar a péssima situação do laboratório de informática.
Agradecimento - Ontem à tarde, uma comissão de estudantes da UFMA, acompanhada do diretor do centro, Daniel Duarte Costa, da professora do curso de Direito Conceição Aparecida Barbos, esteve no Gabinete do senador Roberto Rocha para agradecer o empenho dele para atender ao que havia sido solicitado.
“O momento é de agradecimento ao senador Roberto Rocha pelo empenho pela liberação desse recurso. Um recurso que muito vai beneficiar nossa instituição. Também agradecer por essa parceria que certamente renderá muitos frutos”, disse o estudante Sávio Costa, presidente do Corpo Estudantil da UFMA/Centro.
Já o diretor daquele Centro, Daniel Duarte, disse que espera que o apoio do senador Roberto Rocha à UFMA não se limite à liberação desse recurso e se estenda a outras parcerias.
“Precisamos ainda de muitos investimentos. O senador Roberto Rocha com esse apoio demonstra que tem compromisso com a educação da nossa região”, finalizou o estudante Sávio Costa.
Comentários