O deputado Lourival Mendes (PTdoB), ao participar ontem do I Seminário Pesca e Aquicultura Familiar do Meio Norte, fez uma ampla explanação do que pode ser investido na questão da produção de peixes no Brasil e fazer com que o pescado seja de todos e não de uma pequena minoria de brasileiros.
O parlamentar fez questão de informar ainda que, atendendo pedido formulado pelo prefeito Madeira, deu entrada no Ministério o projeto de construção do Mercado do Peixe de Imperatriz.
“O prefeito Madeira pediu e garanti a ele que iria lutar. Apresentei todo o projeto ao ministro Crivela e tenho a certeza de que ele atenderá ao nosso pleito, pois entende que a região não pode ser a grande prejudicada pela falta de um local própria e adequado para o comércio de pescados. Este mercado faz falta e temos a certeza de que iremos em breve construí-lo”.
Em sua fala, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, garantiu a construção do Mercado do Peixe, uma das antigas reivindicações das colônias dos pescadores, e anunciou ainda que quer voltar à cidade para inaugurá-lo.
O encontro de ontem ocorreu no Centro de Convenções de Imperatriz, reunindo representantes das entidades dos pescadores composto pelo Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. O evento teve por objetivo discutir as ações do Governo Federal e Estadual no sentido de alavancar melhorias no setor.
Houve também a assinatura de Termos de Permissão de uso de escavadeiras hidráulicas para o apoio ao desenvolvimento da Aquicultura Familiar no Maranhão. Ao todo, 17 municípios foram contemplados com as máquinas. Da região, Campestre e Vila Nova dos Martírios. (Willian Marinho)