Brasília-DF – Ao encerrar, ontem (13), um curso de três semanas sobre o sistema de saúde brasileiro e a língua portuguesa, os médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos fazem um teste de português. As provas são aplicadas nas oito capitais onde ocorre o curso de avaliação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos reprovados serão desligados do programa.
No teste de português, os profissionais devem simular o atendimento a um paciente, preencher um prontuário e escrever um e-mail para o supervisor. Caberá aos professores avaliar casos em que médicos com baixo desempenho deverão passar por um curso de recuperação para aprimorar o conhecimento do idioma.
“Quem for reprovado não pode participar do programa; será desligado. Alguns profissionais podem ter uma avaliação dos professores das universidades de que eles podem ter um tempo maior de aprimoramento [em língua portuguesa]. Nesse caso, não vão atender a população. Só levaremos para a população médicos que estejam habilitados”, disse Padilha a jornalistas, após participar de lançamento de relatório do Unicef sobre mortalidade infantil.
Os médicos com diploma do exterior aprovados no curso de avaliação do Mais Médicos seguem a partir deste fim de semana para as capitais dos estados onde vão atuar. O início do trabalho está previsto para o dia 23. São 682 os médicos formados no exterior que participam desde o dia 26 de agosto de módulo de avaliação do programa. Do total, 400 são cubanos.
Maranhão
Os profissionais que vão atuar em municípios do Maranhão pelo Programa Mais Médicos chegam na Base Aérea de São Luís neste sábado (14). O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luís Odorico Monteiro, vai recebê-los às 20h.
Na segunda-feira (16), os médicos iniciam a semana de acolhimento na capital do estado, oportunidade em que conhecerão os serviços de saúde e as características da população da região. Após essa semana, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados a partir do dia 22.
Comentários