Carlos Amorim foi secretário de Saúde na Interventoria Ildon Marques
Carlos Amorim discursa no aniversário de Imperatriz
O corpo do ex-prefeito está sendo velado na Associação Médica

Hemerson Pinto

O ex-prefeito de Imperatriz, Carlos Gomes de Amorim, morreu na manhã de ontem aos 84 anos de idade. Ele estava internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular, apresentando quadro de pneumonia. Carlos Amorim era médico e morava em Imperatriz desde 1963.
Saiu da terra natal, Capela, distante cerca de 70km da capital alagoana, Maceió, para ficar apenas dois anos em Imperatriz, por conta de um projeto do Governo Federal. Como médico, veio para exercer a profissão e contribuir com a saúde do povo da pequena cidade que ainda despontava no Sul do estado do Maranhão.
O prazo para retornar ao estado da Alagoas foi extrapolado por ele mesmo, que resolveu ficar de vez na cidade banhada pelo rio Tocantins, onde nasceram seus três filhos. Teve participação importante na criação do primeiro hospital, São Vicente Ferrer, onde hoje funciona o Hospital da Unimed, na Praça da Meteorologia, Beira-Rio.
Em 1976 foi candidato à prefeitura pelo partido Arena. Eleito, assumiu em 1977 e foi o chefe do Poder Executivo até 1982. Segundo a família, neste espaço de tempo o prefeito Carlos Amorim foi o responsável pela construção de algumas escolas, pavimentação e saneamento de ruas no bairro Bacuri e a construção do Mercado da Nova Imperatriz, construção do Calçadão, entre outras obras até hoje importantes para a cidade.
“Obras importantes que estão aí até hoje para testemunhar a seriedade do seu trabalho naquela época. Foi ele também quem pavimentou a Avenida Frei Manoel Procópio, construiu escolas municipais como a Juraci Conceição e Adelina Lopes, construiu escolas em cada distrito que pertencia a Imperatriz, e fez a rodoviária de Açailândia”, lembrou o filho do ex-prefeito, o deputado estadual Carlinhos Amorim.
O velório foi iniciado na tarde de ontem na Associação Médica de Imperatriz. Amigos e parentes lamentaram a morte do médico e ex-prefeito, que também foi secretário de Saúde.
Nas redes sociais, o deputado estadual Léo Cunha declarou: “Venho em meu nome e da minha família me solidarizar com meu amigo deputado Carlinhos Amorim pelo falecimento do seu genitor, Dr. Carlos Gomes de Amorim, que aos 84 anos faleceu em Imperatriz. Um homem honrado, que deixou um legado às gerações futuras de nossa cidade. Peço a Deus que conforte a todos os familiares e amigos por tamanha e grande perda. Receba, meu amigo, forte abraço!”.
O prefeito Sebastião Torres Madeira disse a O PROGRESSO: “Quando estudava aqui em Imperatriz na década de 60, doutor Carlos era médico. Eu, um adolescente, ele era um jovem médico. Saí para estudar Medicina fora. Fui fazer residência no Rio de Janeiro e em 1978 eu vim aqui para me organizar e voltar para Imperatriz. Ele me recebeu de braços abertos, como prefeito da cidade. […] Foi uma pessoa muito querida pela gentiliza com a qual tratava todo mundo. Era uma qualidade dele. Como administrador, uma inspiração e exemplo”.
O sepultamento está marcado para as 16h desta quarta-feira no cemitério Campo da Saudade, outra obra construída durante o governo Carlos Gomes de Amorim.