As matrículas para o ano letivo de 2012 serão informatizadas nas 1.151 escolas da rede estadual de ensino, com a implantação do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep) em todas as Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A informação foi divulgada, nessa terça-feira (3), pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, que representou o secretário João Bernardo Bringel na abertura do encontro de gestores em São Luís, que teve como tema “Matrícula 2012”.
Para a implantação do sistema, de acordo com Almir Coelho, a Seduc firmou convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), a fim de contemplar com esta ação os 217 municípios maranhenses.
O encontro de gestores, que aconteceu no Hotel Veleiros, teve como objetivo mostrar com será feita a matrícula on line, bem como as inovações do sistema. A matrícula on line terá o foco voltado para todos os alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
O encontro, que contou com a presença de diversos secretários adjuntos da Seduc e dos gestores e técnicos das UREs, foi também um momento para socializar as informações sobre o sistema e dirimir dúvidas dos gestores. Atualmente, o sistema está implantado em sete regionais e, nas próximas semanas, será ampliado para mais 12 regionais.
Durante esta fase, os técnicos da Superintendência de Informática farão a capacitação dos técnicos dos núcleos das regionais para operacionalizar o sistema. A medida visa garantir a matrícula dos alunos e o cumprimento do calendário do ano letivo, com início previsto para o dia 06 de fevereiro e término no dia 28 de dezembro.
Para a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, o foco do encontro foi direcionado para que os gestores aprofundassem seus conhecimentos sobre a operacionalidade do Siaep. Adiantou que, a partir de segunda-feira, o sistema começará ser implantado em 12 regionais, de acordo com o calendário elaborado pela Seduc.
Graça Tarja explicou que o sistema facilitará o acesso à vida escolar dos alunos a partir da matrícula e constará dados com diário de classe, cadastro pessoal, nota das disciplinas, índice de frequência escolar, entre outras informações. Com os temas tratados, segundo ela, a Seduc fecha o ciclo do sistema on line em todos os municípios.
Publicado em Política na Edição Nº 14294
Comentários