O Maranhão é um dos quatro estados do Brasil a receber o apoio das Organizações dos Estados Ibero-americanos (OEI) nas áreas da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. O governador Flávio Dino assinou nessa quinta-feira (13) o Acordo de Cooperação Técnica com o secretário-geral da Organização, Paulo Speller.
Com o objetivo de fortalecer o conhecimento e a integração entre os países ibero-americanos, a OEI escolheu o Maranhão, Ceará, Mato Grosso e o Distrito Federal para apoiar as ações já existentes em Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura. O governador Flávio Dino apresentou ao secretário-geral, programas como o ‘Escola Digna’, que transformará as escolas de taipa em prédios de alvenaria e o ‘Cidadão do Mundo’, que levará jovens egressos da rede pública a intercâmbios no exterior.
A troca de experiências entre os países de língua portuguesa e espanhola contribui com o desenvolvimento da educação e cultura entre os estados-membros da OEI. “Escolhemos o Maranhão porque é um estado de muitas demandas e necessidades. Para nós, esta é uma oportunidade que fortalece parcerias e garante experiências extraordinárias na vida dos que dela participam”, disse o secretário Speller.
O acordo assinado entre o Governo do Estado e a OEI prevê o planejamento, execução e avaliação de programas, projetos e ações já existentes em áreas ligadas à gestão e ao desenvolvimento organizacional do Maranhão. Estavam presentes na reunião o vice-governador, Carlos Brandão, os secretários estaduais Áurea Prazeres (Educação), Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação), Felipe Camarão (Cultura), o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o reitor da Uema, Gustavo Costa, o pró-reitor do IFMA, Carlos César e representantes das Universidades.
Comentários