O Governo do Maranhão vai enviar, em breve, para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a criação do plano de carreira para médicos. A ideia é valorizar a categoria e incentivar a presença de mais profissionais para atender à população em todas as regiões do estado.
A informação foi dada pelo governador Flávio Dino em entrevista à Revista Fórum na noite de quarta-feira (31). “Vamos fazer um concurso para a carreira de médicos. Estamos terminando a lei que vai instituir a carreira de médico, que vai começar na atenção básica”, disse o governador.
Com a carreira, os médicos podem passar a ter estabilidade, remuneração adequada e promoções por mérito, o que significa atratividade para a categoria.
“O profissional vai fazendo a carreira por alguns anos até chegar ao topo da carreira. Estamos estudando experiências de outros estados e outros países para lançarmos o edital ainda neste ano. Vamos apresentar o projeto de lei à Assembleia Legislativa”, explicou Flávio Dino.
O governador frisou que o início da carreira será na atenção básica, que exige grandes esforços para melhorar a qualidade de vida da população.
Flávio citou outras diversas ações para atrair e fixar médicos no Maranhão, como programas de residência, bolsas, apoio a cursos de medicina em algumas regiões e a construção de hospitais no estado. “A gente está expandindo a estrutura e, ao mesmo tempo, atraindo profissionais com essa estratégia”, frisou.
O governador também lembrou que a criação da Força Estadual de Saúde (Fesma) já vem cumprindo um importante papel no atendimento à população das cidades contempladas com o Plano Mais IDH.
Comentários