Representante da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participou, nesta terça-feira (6), em Belém do Pará, da primeira reunião presencial à criação da rota turística Amazônia Brasileira, que envolverá os estados do Maranhão, Pará e Amazonas.
O secretário adjunto da Setur, Hugo Veiga; secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias; e a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Roselene Medeiros discutiram alternativas para aumentar o fluxo de turistas na região. Presentes, também, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos três estados.
Entre as propostas em pauta está a criação da Rota Amazônica irá mobilizar e sensibilizar a sociedade para o turismo sustentável como atividade econômica e identificar e promover oportunidades de investimentos turísticos. Hugo Veiga disse que a execução do projeto é compromisso que cada estado assumiu e tem parceria do Sebrae dos estados envolvidos.
Para Hugo Veiga, a rota vai potencializar a região nos mercados turísticos nacionais e internacionais, compondo junto aos melhores produtos turísticos de cada estado, com o objetivo de criar uma alternativa eficaz para o visitante acessar de maneira mais fácil as belezas amazônicas dos três estados em um só roteiro integrado.
“A Rota Turística Amazônica é uma iniciativa de integrar os três estados e os seus destinos turísticos. O Maranhão com São Luís e os Lençóis Maranhenses; o Amazonas, com Manaus e Ana Vilhanas; e o Pará com Belém e a Ilha do Marajó, sendo comercializados, por meio da rota, no mercado nacional e internacional”, afirmou.
“A presidente da AmazonasTur disse, na reunião, que irá fazer um pedido oficial para que a companhia Gol crie uma ligação aérea com a rota que englobe os três estados, Maranhão, Pará e Amazonas”, explicou Hugo Veiga.
Durante a execução do projeto todas as autarquias de turismo dos três estados mais os representantes do Sebrae, do trade, e de órgãos nacionais, trabalharão em parceria para a viabilização e integração da rota turística da região.
Comentários