O Maranhão criou 18.523 vagas de emprego formal durante o mês de agosto deste ano. O período registrou 15.094 desligamentos do emprego, gerando o saldo líquido - a diferença entre contratações e demissões - de mais 3.429 novas vagas de emprego no estado.
A marca mantém a média de crescimento na geração de empregos formais, que vem sendo registrada no Maranhão desde o mês de junho, numa recuperação do desempenho mediano verificado durante o segundo trimestre do ano.
O crescimento foi motivado especialmente pelo setor de Serviços, responsável pela criação de + 1.646 novos postos de trabalho, pela Construção Civil (+ 1.004) e pelo Comércio (+ 663). Este foi o segundo melhor resultado para o mês de agosto, tendo sido superado pelo desempenho do mesmo período de 2008.
“O Maranhão tem mantido um ritmo de crescimento desde o mês de junho e a tendência é melhorar ainda mais, com a projeção das vagas temporárias de fim de ano, que já começam a ser articuladas em setembro”, declarou o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy.
O acumulado do ano, de janeiro a agosto, registra a criação de + 17.572 postos de trabalho em 2011. Entre os municípios, o melhor desempenho ficou com São Luís, que criou + 2.795 novas vagas, seguido por Açailândia, Grajaú e Imperatriz. (Gisele Amaral)