SÃO PAULO-SP - Ações de capacitação para profissionais de turismo e mostra gastronômica deram destaque na participação do Maranhão na WTM (World Travel Market Latin America), finalizada nessa sexta-feira (24), em São Paulo. “A estratégia tem o objetivo de reposicionar o Estado no mercado turístico e se pauta pela diversificação dos produtos maranhenses. Apresentamos assim novas opções e trazemos a atenção para um Maranhão diverso e cheio de possibilidades”, ressaltou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explicando que a diretriz do governo Flávio Dino é no sentido de fortalecer a atividade turística no estado.
O dia começou com uma apresentação do Maranhão para 40 associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Na ocasião, o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo, Marcus Vinícius Campos, destacou os três polos prioritários para a promoção do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses com Delta das Américas e Chapada das Mesas. “Nosso objetivo nesta capacitação foi detalhar as possibilidades que cada polo oferece nos segmentos como, Sol & Praia, Cultura, Ecoturismo & Aventura. Ressaltamos, por exemplo, as opções da capital São Luís, que junto com os municípios vizinhos, garante aos turistas uma programação diversificada e bastante completa para qualquer tipo de demanda”, explicou o secretário-adjunto.
Para a agente de viagens da Dream Up Tour, Gisele Goulart, a apresentação trouxe informações que irão qualificar a programação dos pacotes que ela oferece para seus clientes. “Saio desta capacitação emocionada e cheia de expectativas. Estou levando um grupo de Petrópolis (RJ) para o Maranhão em junho e certamente vou oferecer outros atrativos que não estavam inclusos no pacote”, comentou.
No fim do dia, a Secretaria de Turismo do Maranhão realizou a Mostra Gastronômica, que contou com a participação do “Lençóis Jazz e Blues Festival”. O evento aconteceu no espaço Braztoa, onde se concentram os principais associados da entidade. Estiveram presentes 200 agentes de viagens e operadores de turismo, além de jornalistas e formadores de opinião. “A mostra acontece com o objetivo de complementar a capacitação, porque apresenta a gastronomia como outra ferramenta para garantir que o profissional de turismo veja o Maranhão como um destino completo para ele oferecer aos seus clientes”, explicou Delma Andrade.
O cardápio foi composto por casquinha de caranguejo com farofa de coco, arroz de cuxá com camarão seco, escondidinho de pescada com creme de abóbora, barquetes de tapioca com carne de sol, creme de vatapá e camarão no coco com creme de cuxá. Para beber, os profissionais puderam experimentar suco de cupuaçu, suco de cajá e o tradicional Guaraná Jesus.
No “Lençóis Jazz e Blues Festival” também estava presente e fez o pocket show com canções brasileiras durante a Mostra Gastronômica. O objetivo foi apresentar o evento como mais um produto capaz de atrair turistas para o Maranhão. A próxima edição do festival será realizada em Barreirinhas nos dias 07, 08 e 09 de agosto e em São Luís, nos dias 14 e 15, também em agosto.
Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America, realizada em São Paulo, entre 22 e 24 de abril, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas.
Comentários