Secretário Simplício Araújo durante seminário que debateu melhoria da infraestrutura e transporte de grãos

As potencialidades do Maranhão foram destaque durante seminário para Melhoria de Transportes de Grãos, realizado nessa quinta-feira (27), em Brasília. Durante o evento, foi discutido com autoridades e empresários japoneses, infraestrutura para escoamento de grãos, como milho e soja.

A produção agrícola do Centro-Norte do Brasil está se expandindo cada vez mais, o que atrai investimentos em infraestrutura e logística nessa área. Tanto é assim que empresários e investidores japoneses têm mostrado interesse na região, principalmente na nova fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também conhecida como Matopiba.
O Maranhão se destaca nesse cenário, principalmente por ser a porta de saída do corredor de exportação do Matopiba. Além de contar com o Porto do Itaqui e com modais de transportes, como ferrovias e rodovias.
Atualmente, há uma demanda muito grande por parte do Japão, que importa grandes quantidades de grãos, como milho e soja, o que atrai, inclusive, o interesse dos japoneses no Maranhão.
O secretário de Indústria e Comércio explica que o Maranhão tem realizado uma série de investimentos e melhorias nas rodovias do estado, que o Maranhão tem destaque por hoje, ter uma política de atração de investimentos e de apoio ao setor produtivo.
“O Maranhão tem um papel preponderante no Matopiba. Temos infraestrutura, rodoviária, ferroviária e portuária. Estamos realizando vários trabalhos, para atrair investimentos e contribuir para o aumento da produção e exportação de grãos”, reiterou.
De acordo com estudos da Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Matopiba terá um crescimento percentual maior que o do Brasil na produção de grãos. Na temporada 2015/2016, a safra foi de cerca de 12,7 milhões de toneladas e a projeção para os próximos dez anos é que salte para 24,4 milhões de toneladas.