Domingos Cezar
O Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento - MAPA divulgou, na tarde dessa sexta-feira (17), a programação da reunião 29 da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, a ser realizada no dia 23 de março, no térreo do Edifício sede do MAPA, em Brasília/DF.
A reunião será aberta pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel - CSOB, Pedro Ferreira Granja Júnior, seguido de informes da secretária Isabel Regina Carneiro e apresentação do projeto Núcleo de Excelência em Melhoramento Genético e Biotecnologia de Matérias Primas Oleaginosas para a Produção de Bioenergia, pelo supervisor da EMBRAPA, Bruno Galvêas Lavíola.
Continuando a programação, o maranhense Helberth de Oliveira, residente em Imperatriz, apresentará projeto piloto nacional CoopEthanol, de sua autoria "O mais novo biocombustível para a aviação comercial e militar - Aplicação de Agave tequilana para a produção de biocombustíveis".
Helberth de Oliveira garante que "a empresa aérea Avianca está totalmente comprometida em apoiar o processo de aprovação de combustível Byogy ATJ e acredita que é a melhor solução para que a empresa alcance a neutralidade de carbono para suas operações no Brasil.
"Nosso plano de negócios era integrado verticalmente a plataformas tecnológicas em um esforço para o desenvolvimento de forma eficaz e econômica de uma cadeia de suprimentos completa", afirma Helberth Oliveira, acrescentando que "a integração do sistema de AusAgave pode melhorar a capacidade de produção de combustíveis e produtos químicos totalmente renováveis e competitivos em termos de custos".
O uso de novas matérias-primas agrícolas, como o agave adaptado cultivado em regiões semiáridas onde a cana-de-açúcar não cresce, expandirá as oportunidades de emprego para a produção de etanol e outros coprodutos de agave para fibra de carbono e fibras de carbono.
Comentários