Governador Flávio Dino e secretários de Estado reunidos para organização do ‘Dia D – Mais IDH’

Com o objetivo de realizar um dia de mobilização, prestação de serviços, fiscalização de obras e divulgação das ações, de forma simultânea, nos 30 municípios do Plano ‘Mais IDH’, o governador Flávio Dino se reuniu com representantes de secretarias e órgãos que compõe o programa na manhã desta segunda-feira (15), no Palácio dos Leões. Na pauta da reunião, a organização para o ‘Dia D – Mais IDH’ que ocorrerá no próximo sábado (20) e contará com uma série de ações em benefício da população dos municípios.

Para o governador Flávio Dino, a integração multissetorial é fundamental para implementar, ainda mais, as ações voltadas para os 30 municípios com menor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. “Temos um desafio muito grande em relação ao ‘Dia D’. Essa ação tem um sentimento para a sociedade e para o Governo, com a sinergia e articulação entre as várias pastas”, ressaltou.
O ‘Dia D – Mais IDH’ terá a participação dos Comitês Municipais do Plano, e das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Desenvolvimento Social (Sedes); Cidades (Secid); Educação (Seduc); Saúde (SES); Políticas Públicas (SEEPP); Agricultura Familiar (SAF), Juventude (Sejuv); Igualdade Racial (SEIR); Trabalho e Economia Solidária (Setres); além da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Maranhão (Caema), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), do Viva e do Movimento dos Sem Terra (MST).
Para o secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves, o ‘Dia D’ será um evento de mobilização, comunicação e informação das ações realizadas pelo Plano ‘Mais IDH’ e as políticas previstas para este ano. “Essa é uma ação importante porque os 30 municípios de menor IDHM do Estado são prioridade do Governo com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade de vida, de educação e de renda. E desse modo contribuir para que esses municípios saiam do limite de pobreza extrema”, realçou.
De acordo com Francisco Gonçalves, a ação contará com uma série de atividades coordenadas pelas secretarias que vão desde estações de saúde, com aferição de pressão arterial, técnicas de escovação dentária, testes rápidos, mamografia, entre outras atuações; até mobilização para inscrições em programas voltados para a educação, emissão de documentos, capacitações em juventude, oficinas sobre gestão, cooperativismo, associativismo e economia solidária.
Além disso, os municípios receberão entregas de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de poços para abastecimento de água, de títulos de terra e de minibibliotecas rurais (Arcas do Saber); vistorias de obras do programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ e de obras de rede e reservatórios de água; além de mostras da agricultura familiar.
O secretário da Sedes, Neto Evangelista, ressaltou que o Plano ‘Mais IDH’ está conseguindo implementar várias ações, a exemplo do Bolsa Escola – que alcançou mais de 90% das crianças que tem o perfil de renda para participar do programa – e abastecimento de água para quem mais precisa. “Então, esse é o sentimento do Plano ‘Mais IDH’, fazer com que o Governo chegue perto daquelas pessoas que jamais imaginavam que um dia seriam assistidas pelo poder público”, reiterou.