Vigilância Sanitária vai manter fiscalização e orientações - Márcio Sampaio

O Governo do Maranhão trabalha desde o início da pandemia do novo coronavírus para conter o avanço da doença no estado, realizando ações e expedindo decretos governamentais sobre procedimentos e regras para fins de prevenção da doença. Até o dia 18 de abril, foram realizadas 291 ações, sendo 188 em estabelecimentos para verificação do cumprimento dos decretos e 103 ações de fiscalização e apuração de denúncias.  

A suspensão do comércio não essencial e a ordenação do atendimento nos locais considerados essenciais durante a pandemia são medidas consideradas fundamentais para conter o avanço da doença no estado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), vem realizando desde a publicação do primeiro decreto no dia 16 de março, ações de fiscalização e orientações para garantir o cumprimento das medidas. 
"Estamos orientando aqueles que estão autorizados a abrir e conscientizando aqueles que precisam estar fechados, para diminuir a circulação de pessoas e a disseminação do novo coronavírus", explica o superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Edmilson Diniz. 
Durante as abordagens de verificação, foram visitados segmentos como lojas de vestuário, calçados e bijuterias; salões de beleza e afins; livrarias, gráficas, bancas de revista e afins. Já com relação às ações de fiscalização e apuração de denúncias, os locais mais abordados foram restaurantes, supermercados, funerárias, bancos e agências financeiras. 
Nesse período, também foram registrados 43 termos de intimação, 4 autos de infração e 1 termo de interdição. Até o momento, os locais com o maior número de autuações foram: Calhau e imediações da Avenida dos Holandeses, com 19,7% das ocorrências; Lagoa da Jansen e Ponta d'Areia, com 9,2%; São Francisco e adjacências com 8,2%; e Bairro de Fátima e adjacências, com 7,2% das ocorrências. 
O superintendente da Suvisa fala ainda sobre a continuação das ações de orientação e fiscalização. "A Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com os demais órgãos de fiscalização, vai continuar realizando ações de fiscalização e orientação visando cumprir as determinações dos decretos do governo estadual. Nesse momento, precisamos continuar atuando para garantir a proteção da saúde da população maranhense", conclui Edmilson Diniz. (SES/Benaya Ewerton)