A gestão municipal tem priorizado ações que alavanquem o desenvolvimento social e econômico de Imperatriz. Para isso, receber bem e facilitar investimentos na cidade faz parte das prioridades do Município. O resultado disso é o aumento considerável de empresas, paralelo ao aumento de novas oportunidades de emprego na cidade.
A empresa Suzano é um dos destaques. Empresa de grande porte que tem gerado emprego e renda para a cidade, bem como estimulado a instalação de novas empresas, como é o caso da Valmet – indústria multinacional que inaugurou seu mais novo centro de serviços em Imperatriz na quarta-feira (16) – que irá prestar serviços de usinagem, caldeiraria, manutenção e recuperação, bem como fabricação de componentes e estoque de itens consignados para a Suzano.
Durante o discurso de abertura das operações da nova empresa de grande porte instalada em Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira comemorou o avanço econômico que a cidade está vivendo. Ressaltou durante o discurso que a maior obra do seu governo foi garantir incentivos para que novas empresas se instalassem em Imperatriz e assim melhorar a renda da cidade, sobretudo proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho. “A maior obra da minha gestão foi ter destravado a cidade”.
Conforme pontua o gerente executivo industrial da Suzano, Volnei Hilbert, a mão de obra local é uma das prioridades da Suzano. Atualmente 60% do quadro de funcionários da empresa é composto por profissionais de Imperatriz. Ele acrescenta que a instalação da cidade elevou o PIB da cidade. “O impacto da Suzano é tão grande que mudou o PIB de Imperatriz. Antes aqui era uma cidade de serviços, com uma indústria que representava apenas 5% do Produto Interno Bruto. Mas a vinda da Suzano e as demais empresas que trouxemos para cá mudou essa realidade. Isso mudou Imperatriz que está calcada em uma indústria de ponta”.
O presidente da Valmet na América do Sul, Celso Tacla, assinala que o centro de serviços inaugurado, é o quarto aqui no Brasil. Segundo ele, a Valmet é uma empresa de origem Finlandesa que tem operado há mais de quatro décadas no Brasil. Sobre o investimento realizado na implantação da empresa, ele relata: “Fizemos um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões para garantir uma estrutura adequada”. Sobre a mão de obra, ele garante que assim como as demais empresas que têm se instalado na cidade, a Valmet vai priorizar a mão de obra local.
Para Victor Lima, que teve sua primeira oportunidade no mercado de trabalho na Suzano, a conquista mudou a vida de toda a sua família. Ele conta que recebeu o treinamento adequado fornecido pela empresa e que hoje tem crescido substancialmente. “Tive essa oportunidade em um momento muito crucial. E ela mudou a minha vida e a vida de meus familiares”.
Reconhecimento - Em 2013, o relatório do Pnud colocou Imperatriz entre os municípios Brasileiros com alto desenvolvimento humano. Considerada metrópole da Região Tocantina, em relação ao desenvolvimento e qualidade de vida, de acordo com o relatório divulgado na página da Globo na internet, Imperatriz alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,731. O que a colocou o Município em situação de vantagem em relação aos municípios de Porto Franco (0,684), Estreito (0,659), Açailândia (0,672) e Balsas (0,687), que têm forte influência na produção agroindustrial do estado, mas só alcançaram o médio desenvolvimento.
Segundo o Programa, o índice é calculado com base em três indicadores: longevidade e saúde; acesso ao conhecimento; renda associada à qualidade de vida. Nesses itens, segundo o relatório, Imperatriz contabiliza respectivamente 0,803 (vida longa), 0,698 (educação) e 0,697 (padrão de vida com base no rendimento per capita por pessoa). Madeira destaca que ser um resultado dos incentivos que a prefeitura tem buscado para garantir o crescimento econômico e que tem afetado positivamente os indicadores do IDH. (Eva Fernandes / ASCOM)
Comentários