Durante a reunião realizada na manhã de ontem (5), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o prefeito de Ribamar Fiquene, Dione Alves, elogiou os esforços do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, em prestar atendimento de qualidade aos pacientes dos municípios vizinhos. Segundo Dione, mesmo com os recursos enviados pelo SUS estarem muito abaixo da realidade do mercado, o gestor imperatrizense tem tentado atender à região de maneira satisfatória.
Segundo Dione, a Prefeitura de Imperatriz tem feito esforços para não suspender o atendimento. Segundo ele, o gestor municipal tem sido um herói. “Na verdade, o Madeira tem sido um herói. Nós sabemos que toda a região Sul do Maranhão, parte do Tocantins e do Pará vêm a Imperatriz em busca de saúde. Os nossos programas de saúde, nossos hospitais ainda não estão funcionando. Todo mundo vem para Imperatriz. Mesmo as cidades que possuem média complexidade, quando se agrava, [os pacientes] vêm para Imperatriz”, afirmou.
Dione também defendeu a união de forças dos prefeitos da região tocantina para melhorar a saúde de Imperatriz pois, segundo ele, isso terá reflexos positivos em todos os municípios vizinhos. “Nós [prefeitos] precisamos nos unir e dar esse apoio para ajudar a saúde de Imperatriz pois, assim, estará salvando toda a região tocantina”, argumentou. O prefeito disse, ainda, torcer para que o Governo do Estado e o Ministério da Saúde ofereçam mais recursos a Imperatriz para esta área.
Atualmente, Imperatriz é responsável pelo atendimento de alta complexidade de mais de 40 municípios, porém, na prática, a cidade atende mais de 60 cidades, incluindo algumas de outros estados. (Comunicação)