Resultado do trabalho voltado à assistência social, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), Mirian Reis, recebeu o Selo Unicef Edição 2009/2012 ontem em São Luís.
Na ocasião, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Comitê Gestor Estadual da Agenda da Criança Amazônia e a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG – MA), entregou os troféus e os certificados de reconhecimento aos municípios maranhenses que conquistaram Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2009 – 2012. A cerimônia ocorreu no Teatro da Cidade de São Luís.
Também foram entregues os certificados de participação a todos os municípios que cumpriram as etapas fundamentais da metodologia. Ao todo, 38 municípios maranhenses foram certificados.
De Imperatriz, além do prefeito e da secretária, participaram o Articulador do Selo Unicef, Júlio Mourão, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ariston de França.
O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. As ações começaram em 2009, quando o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, aderiu ao programa, juntamente com 1.823 gestores de outros municípios brasileiros.

Avanços


Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o UNICEF avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo. Segundo os dados da instituição, na Amazônia Legal destacam-se os seguintes avanços:
O percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola foi o indicador que mais avançou. De 2008 a 2011, passou de 21,9% para 59,7% entre os municípios inscritos no Selo na Amazônia. Aproximadamente 25,9 mil crianças com deficiência retornaram à escola. A taxa de mortalidade infantil caiu 6,8%, entre os municípios inscritos no Selo na Amazônia, de 2007 a 2010. Isso significa que quase 511 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 12,7%.
O abandono escolar caiu 47,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos no Selo na Amazônia passou de 6,5% para 3,4%, enquanto a redução nos demais municípios brasileiros foi de 41,1%. A taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) aumentou 29,7% para os municípios participantes. Esse indicador passou de 67,4% em 2008 para 87,4% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 30,2%.