O prefeito Sebastião Madeira, que nessa quarta-feira (5) participou da cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na cidade de Tatuí (SP), recebeu com profundo pesar a notícia de falecimento do médico legista José de Ribamar Carvalho Branco.
Pioneiro na medicina em Imperatriz, o Dr. Zé Branco, como era conhecido, morreu no Hospital das Clínicas (HC) com infecção generalizada. Ele era médico legista e pediatra, dono da Funerária Tocantins.
Madeira lembra que “na sua época o colega doutor Zé Branco teve uma participação bastante ativa como profissional médico, empresário e até político em Imperatriz”. “Tivemos a oportunidade de homenageá-lo, ainda em vida, reconhecendo sua trajetória na sociedade, sendo agraciado com a comenda Frei Manoel Procópio, a mais alta condecoração do município de Imperatriz”, disse.
Ele assinala que o médico Zé Branco recebeu a homenagem durante a festa dos 158 anos de fundação do município de Imperatriz.
No então governo do prefeito José de Ribamar Fiquene, o doutor Zé Branco recusou assumiu um cargo público, embora sendo médico legista. Ele chegou a ser convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), onde na época preferiu indicar o médico Valter Machado de Castro, o Dr. Valter.
Ele era natural da cidade de Pedreiras, no Maranhão. O velório acontece na capela mortuária da igreja São Francisco.