Na solenidade de entrega da Unidade Móvel para Tratamento do Câncer em Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira foi diplomático em enaltecer a parceria firmada entre a Prefeitura de Imperatriz, Governo do Estado, Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, e a Vale. Ao iniciar seu pronunciamento, disse que a cidade vive um momento histórico no que diz respeito às questões de saúde.
O prefeito agradeceu ao ministro Alexandre Padilha pela atenção com o município, a governadora Roseana Sarney, por intermédio do vice-governador Washington Luiz Oliveira e do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, pois entende que o Governo do Estado muito tem contribuído com a saúde no município. "O estado divide conosco essa responsabilidade realizando um bom atendimento no Materno Infantil e na UPA".
Em seguida, saudou o secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, afirmando que ele se faz tão presente em Imperatriz que não precisava nem saudá-lo. "Na semana passada, ele esteve aqui inaugurando comigo a pavimentação da rua que dá acesso à Universidade Federal, além do que tem dado muito apoio no que diz respeito à infraestrutura", observou Madeira.
Prosseguindo o seu discurso, Sebastião Madeira agradeceu o apoio do deputado federal Chiquinho Escórcio, ressaltando que, "se o ministro encontra-se hoje em Imperatriz, foi por interveniência dele". Saudou os deputados federais Hélio Santos e Cleber Verde e os deputados estaduais Léo Cunha, Dr. Pádua e Antonio Pereira, os vereadores e prefeitos de vários municípios que se fizeram presentes na solenidade.
Saudou o presidente da Vale, Murilo Ferreira, observando que a Unidade Móvel que a Prefeitura recebeu foi adquirida pela Fundação Vale. "Com essa ação, a Vale começa a conquistar o povo de Imperatriz e região, pois até pouco tempo atrás se dizia que a Vale só deixava para nós o apito do trem", afirmou Madeira, ressaltando que "estamos conectados com um serviço de excelência que é o Hospital do Câncer de Barretos".
De acordo com Sebastião Madeira, foi em Barretos (SP) que a Unidade Móvel foi montada e foi onde 15 pessoas de Imperatriz foram encaminhadas pela prefeitura para realizar treinamento. "Até mesmo o motorista da Unidade Móvel recebeu treinamento em Barretos", disse o prefeito, ressaltando que todo esse investimento feito pela Prefeitura de Imperatriz visa doar um bom atendimento ao povo da região.
"Precisamos, ministro, de um hospital", disse Madeira, ao explicar para Alexandre Padilha que a Prefeitura de Imperatriz tem um hospital de urgência e emergência funcionando com 400 leitos. "Ali nós fazemos centenas de cirurgias que não são reconhecidas pelo Ministério da Saúde, porque é em grande quantidade, mas nós não vamos deixar de atender ao doente seja de Imperatriz ou de outro município".
"Estamos pedindo aos nossos deputados federais uma emenda no valor de 120 milhões para que possamos construir um hospital com 500 leitos para que possamos continuar atendendo pacientes da metade do Maranhão, do Tocantins e sudeste do Pará", disse ao ministro. Finalizando, Sebastião Madeira agradeceu a secretária Conceição Madeira pelo seu desempenho na área de saúde e ao vice-prefeito Pastor Porto, tratando-o como bravo companheiro de lutas. (Domingos Cezar/ASCOM)