Ao tomar conhecimento de que o vereador do PT, Aurélio Gomes, fez pronunciamento na Câmara Municipal afirmando que teria protocolado Ação Popular na Justiça Federal denunciando desvio de recursos, o prefeito Sebastião Madeira reagiu indignado, afirmando que "aqui não tem desvios. Nem roubo. Tem trabalho e prestação de contas".
Para o prefeito, o tempo que se aproxima é de eleições, "mas eu não sou candidato. Alguns querem palanque, a qualquer custo. Eu quero serenidade e transparência". - Eu sou uma pessoa que não surgiu do nada, tenho uma história nessa cidade, construída com muito trabalho e quando entrei na vida pública, foi com muita luta e adversidades. Mas, sobretudo, a honestidade é que norteia minha trajetória. Isso é fato, concluiu.
Segundo o vereador Aurélio em seu pronunciamento, para um contrato no valor de R$ 958.239,00, cuja obra em sua afirmação não teria sido executada em sua totalidade "(…) identificamos um desvio de 40,6 do valor total".
O secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, afirmou que o vereador está equivocado. A obra foi construída em sua totalidade, abalizada pelo SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, que é o índice aceito por todos os agentes fiscalizadores, CGU - Controladoria Geral da União e o TCU - Tribunal de Contas da União, inclusive, e fiscalizada pelo agente competente que é a Caixa Econômica Federal, que aprovou a prestação de contas juntamente com o Ministério do Turismo, de onde foram designados os recursos. Vale lembrar - destacou - quando do encerramento do contrato que acontece com a conclusão da obra, o saldo residual foi devolvido aos cofres da União Federal. - Essa é a verdade dos fatos.
Tucanos: "Sobre desvios..."
No PSDB o pronunciamento do vereador Aurélio foi recebido com estranheza. Presidente do partido, o Cabo J. Ribamar afirmou: "Esse é um contrato federal e observem que mesmo o PT, cuja cúpula nacional está denunciada na grande maioria dos escândalos que até aqui vieram à tona, não tem a coragem de se apropriar desses. Segundo as denúncias, apropriam é da Petrobras, via empreiteiras, Crédito Consignado e outros". Fazendo a ressalva de que a administração pública deve ser fiscalizada, porém com denúncias concretas e não com erros de análise que sugere não ter o vereador conhecimento da causa, se desvio houvesse.
Fazendo coro com J. Ribamar, outro tucano afirmou: "Basta ir à Praia do Cacau, como já fazem milhares de imperatrizenses, que a obra está lá. Se não quiser ver, basta pisar no asfalto ou passar de carro sobre ele", e finalizou com ironia: "Ora, ora, com o DNA da filiação que possui, o vereador vem falar de desvios de recursos".
Defunto
Encerrando o assunto, o prefeito Madeira afirmou que sua administração é diferente de outra que enterrou Imperatriz. "Quem destruiu o Mercado do Peixe tornando-o uma obra insepulta e deixando a marca da incapacidade não foi o meu governo. Nós estamos, com o apoio do deputado Chiquinho Escórcio, que foi incansável juntamente com secretários de seu governo, até para recuperar a documentação e com a devida e honesta utilização dos recursos, construindo um novo Mercado do Peixe, resgatando o conceito de dignidade que a administração pública deve ter, para beneficiar os trabalhadores desse segmento, assim como fizemos com os recursos utilizados para o acesso à Praia do Cacau, que é uma ampla avenida, e que antes nenhum governo foi capaz de fazer".
Comentários