Prefeito Madeira destaca conquistas na área da saúde e avanços na melhoria da qualidade de vida da população de Imperatriz

O prefeito Sebastião Madeira, acompanhado do vice-prefeito, Luiz Carlos Porto; do procurador-geral do Município, Gilson Ramalho, e do secretário Daniel Pereira de Souza (Regularização Fundiária), participou nessa quinta-feira, 1º de agosto, da sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Imperatriz. Além das boas vindas, Madeira aproveitou a oportunidade para prestar contas das ações do executivo municipal e anunciar ações futuras.
Ele destacou os avanços conquistados em todos os setores da administração, principalmente na área da infraestrutura, ao anunciar que a Prefeitura firmou mais um convênio com o Governo do Estado para pavimentação de vias urbanas. De acordo com o prefeito, nessa etapa serão beneficiados os bairros Bacuri, Parque Buriti e Parque Anhanguera.
Entre os pontos positivos elencados pelo prefeito na tribuna “Freitas Filho”, ele ressaltou o relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que aponta Imperatriz entre os municípios brasileiros com alto índice de desenvolvimento humano. “Essa é uma análise de muitos setores, principalmente da melhoria da qualidade de vida, incluindo a longevidade, a renda e educação. Imperatriz alcançou a segunda colocação no Maranhão, perdendo apenas para São Luís, mas superando o índice brasileiro”, argumenta.
Para Madeira, a expectativa é que o município alcance índices muito maiores na próxima edição do estudo. “Tenho convicção de que esse índice será muito melhor daqui a três anos, superando inclusive a capital São Luís. Quem puxa esse índice para baixo são as pessoas que vivem em piores condições, mas que nestes próximos três anos cerca de 10 mil famílias deixarão de morar em barracos e áreas de riscos, onde passarão a morar em casas saneadas”, afirmou.
Mais saúde – Outro ponto positivo elencado por Madeira foi a visita técnica realizada quarta-feira (31 de julho) por representantes do Ministério da Saúde em Imperatriz.
“Quando assumimos o município, fizemos um convênio com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o combate à hanseníase em Imperatriz, onde até pouco tempo a nossa cidade era considerada um dos principais focos da doença no Brasil. Mas, graças ao trabalho que está sendo feito, nestes últimos três anos, foi criado um Centro de Referência de Hanseníase”, enfatiza ele.
O prefeito Madeira, que também é médico, comemorou os avanços do trabalho preventivo realizado nestes três anos pela “força-tarefa” realizada com o apoio de técnicos do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Uberlândia. “No geral, conseguimos baixar 57%. E, numa população de até 15 anos, esse percentual chegou a baixar 68% dos casos de hanseníase em Imperatriz”, frisa.
Foram escolhidas apenas três cidades do Maranhão - Imperatriz, Açailândia e São Luís - para a realização dessa “força-tarefa” de combate à hanseníase, sendo que nestes três anos a capital maranhense conseguiu diminuir apenas 2,5% dos casos de hanseníase; Açailândia aumentou substancialmente o índice da doença e Imperatriz conseguiu reduzir em mais de 60%.
“Imperatriz foi escolhida a única cidade do Brasil a realizar esse teste rápido, o chamado teste Eliza, para diagnosticar a doença. E nestes próximos três anos vamos baixar [mais] esse índice, que hoje ainda é de 59 casos por cada 100 mil habitantes, cuja meta é baixar pela metade”.(Assessoria)