Deputado Lourival Mendes com o coordenador da Frente Popular, Willian Marinho

O deputado federal Lourival Mendes, presidente estadual do PTdoB, iniciou na segunda-feira campanha em torno de colher assinaturas para a formação da Frente Parlamentar Pró-Maranhão do Sul. Ontem, o parlamentar informou que, das 160 assinaturas necessárias para que seja criada a frente, conseguiu 100 e espera na semana que vem obter o número suficiente para que seja implantada a Frente.
“Já entrei com pedido de urgência para que o processo seja apresentado em plenário e agora estamos iniciando uma campanha forte para a formação da frente. Somente esta semana, atingimos mais de cem assinaturas e espero concluir o número necessário já na semana que vem”, disse.
Ex-delegado de polícia em Imperatriz, vereador em São Luís, deputado estadual por quatro mandatos e agora eleito deputado federal, Lourival Mendes conhece o movimento para a criação do estado e, por isso, decidiu entrar de cabeça em Brasília. “Temos pressa, não há como negar o direito da população em escolher onde quer morar. É justo o que a população está pedindo: a autorização para a realização do plebiscito, o que os deputados e senadores não podem deixar de atender. É o sentimento democrático que está em jogo e não podemos evitar”, enfatizou.
Além do pedido de inclusão na pauta, o parlamentar está iniciando o movimento em torno da criação da frente por entender que, a partir da frente parlamentar, o assunto entrará na pauta em Brasília e, com isso, as discussões chegarão aos plenários das duas casas.
“Não tenho a menor dúvida de que juntos com os deputados iremos criar a Frente Parlamentar Pró-Maranhão do Sul e daremos um grande passo no sentido de conseguir a autorização do plebiscito”.
O jornalista Willian Marinho, coordenador da Frente Popular Pró-Maranhão do Sul, demonstrou otimismo e elogiou a iniciativa do deputado por entender que são gestos e atitudes como estas que comprovam o envolvimento de um parlamentar. “Não adianta vir aqui e dizer que é a favor, sem demonstrar na prática o que fala. Queremos, sim, o envolvimento da classe política, pois sabemos que são eles que aprovam. O deputado está claramente envolvido e tenho a certeza de que na semana que vem fechará o número de assinaturas necessárias para mais um grande passo em torno da concretização deste sonho, que é a autorização para que o TSE realize o plebiscito no Maranhão”, destacou.
Segundo Marinho, na semana que vem, mais precisamente no dia 6 de outubro, será realizada manifestação pública pró-plebiscito. O ato acontecerá na ponte sobre o riacho Cacau, interditando o trânsito na rodovia Belém-Brasília. “Vamos promover o ato de forma pacífica, com faixas, cartazes e bandeiras. Vamos mostrar ao Brasil, Maranhão e à região tocantina que queremos apenas o direito de exercer a democracia, ou seja, votar no plebiscito onde queremos morar. Isso é o que estamos pedindo aos senadores e deputados”, finalizou.