Clésio Almeida (tesoureiro da Associação dos Lojistas do Calçadão-ALC), empresário Adriano, Marcone Marques (presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão), deputado federal Weverton Rocha (presidente estadual do PDT), cantor Netinho de Paula (PDT-São

Raimundo Primeiro

Em reação às informações que correm nas diversas regiões de Imperatriz e de lojistas do centro comercial sobre o fechamento da Unidade do Viva Cidadão, funcionando hoje na Rua Godofredo Viana, entre Avenida Dorgival Pinheiro e Rua João Lisboa, para o Imperial Shopping, localizado nas proximidades do antigo terminal rodoviário e nas margens da rodovia Belém-Brasília (BR-010), empresários receberam, por volta das 10h30min dessa sexta-feira, 17 de junho, a visita de um grupo formado por diversos políticos.
Entre outros, integraram-no o deputado federal Weverton Rocha, presidente do PDT no Maranhão; vereadores José Carlos Soares Barros (PV) e Esmerahdson de Pinho (DEM), respectivamente, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, e Raimundo Roma (PSL), além do assessor da Casa Civil do Governo do Estado, Carlinhos Amorim, que é filho de Imperatriz; o cantor, apresentador de televisão e ex-deputado federal José de Paula Neto, mais conhecido por Netinho (PDT-São Paulo), e a odontóloga Rosângela Curado, pré-candidata à Prefeitura Municipal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Assim que chegaram ao Calçadão, eles foram recebidos por diretores da associação dos lojistas do maior centro comercial da região tocantina, coordenados por Marcone Marques (presidente) e Clésio Almeida (tesoureiro). Durante cerca de quarenta minutos, o deputado federal Weverton Rocha, a pré-candidata a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, e o cantor Netinho de Paula, conversaram com empresários. Na ocasião, cumprimentaram e abraçaram populares que passavam pelo local. A movimentação despertou os olhares dos transeuntes, que se integraram à caravana.
Dos empresários, Weverton Rocha, Rosângela Curado e Netinho de Paula ouviram sobre a importância do Viva Cidadão para o centro comercial de Imperatriz. Por sua vez, Dilson Alves, gerente de uma loja de departamentos da cidade, aproveitou para lembrar que, mensalmente, cerca de cinquenta mil pessoas, não só da cidade, mas de estados vizinhos, caso, por exemplo, do Tocantins e do Pará, se deslocam até o Viva Cidadão em busca dos serviços prestados pelo órgão estadual.
O acesso é fácil, reforçou o vendedor Carlos Martins. Segundo ele, basta apenas a pessoa atravessar o rio Tocantins, por meio de balsas (quem reside no povoado Bela Vista), e a ponte Dom Affonso Felippe Gregory (moradores da sede do município, ou seja, de São Miguel). 
Favorável à instalação de outra unidade do Viva Cidadão em Imperatriz, o gerente Dilson Alves ressalta que a da Rua Godofredo Viana movimenta o comércio daquela região da cidade, sobretudo em virtude do significativo número de pessoas que por lá circulam diariamente. “É preciso que a realidade local seja conhecida antes que seja tomada uma decisão desta natureza”.
A propósito, Dilson Alves acrescenta que a outra unidade atenderia, principalmente, às pessoas que não têm tempo de ir ao Viva Cidadão durante o expediente, pois elas estão trabalhando. Algumas delas, inclusive, em outros municípios. Isto é, distantes. “Com certeza, vai contemplar muita gente e, assim, também não vai prejudicar o comércio da região central de nossa cidade”, complementa.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marcone Marques, destacou que o comércio de Imperatriz contribui em muito com o processo de fortalecimento da economia maranhense. Residente há quarenta anos na cidade, ele frisou que o fechamento da Unidade do Viva Cidadão da Rua Godofredo Viana é um retrocesso e irá desaquecer as vendas do comércio situado em suas imediações.
Comungando do pensamento dos lojistas do Calçadão, o estudante Miguel Santana, que passava pelo local durante a visita do deputado federal Weverton Rocha, da pré-candidata a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, e Netinho de Paula, observou que os estabelecimentos comerciais não localizados em shoppings centers são os preferidos por grande parte da população. “As pessoas simples, o povão, compra em lojas que estão em locais fáceis, como é o caso daqui, o Calçadão”, disse.
O Governo do Estado diz que o funcionamento do Viva Cidadão no Imperial Shopping resultará em benefícios para os usuários, caso do funcionamento, que será das 10h às 22h, e o aumento dos guichês, que passarão de 30 para 60. Outro diferencial será a taxa de estacionamento. O valor será de R$ 1,50, para motocicletas, e R$ 2,50, para carros.
“Crie, lá, outra Unidade”, afirma Weverton Rocha - Após percorrer com lojistas, vereadores e a pré-candidata a prefeita Rosângela Curado, o deputado federal Weverton Rocha, presidente estadual do PDT, afirmou, durante entrevista a O PROGRESSO, ter abraçado a causa em favor do não fechamento da Unidade do Viva Cidadão da Rua Godofredo Viana, ressaltando que o Governo do Estado deveria, sim, instalar outro Viva, o que vai reforçar o potencial de Imperatriz e o quanto a cidade tem contribuído com o processo de desenvolvimento do Maranhão.
“Olha, eu acredito, no bom diálogo, o nosso comandante, o dirigente do Procon, Duarte Júnior, tem algumas informações, vou procurá-lo e, assim, saber o que motivou a transferência do Viva Cidadão para o Imperial Shopping”, comentou o deputado federal Weverton Rocha, acrescentando ser necessário um trabalho de ampliação e não de restrição dos serviços prestados pelo órgão. “Vou levar as reivindicações dos lojistas para o governo. Caso a gente não tenha um entendimento, abraçarei a causa, pois a cidade e os comerciantes não podem ser prejudicados”, concluiu o parlamentar.
A pré-candidata pedetista Rosângela Curado também é contra o fechamento da Unidade do Viva Cidadão da Rua Godofredo Viana, Centro. “Já abracei a causa”, garantiu. Os imperatrizenses destacam que o Governo do Estado, com maioria absoluta dos votos em Imperatriz, deveria era destinar atenção especial à cidade, viabilizando recursos e importantes projetos.