Rio de Janeiro-RJ - Em cerimônia que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, inaugurou nessa quarta-feira, 13 de junho, no Rio de Janeiro, o Espaço Energia, exposição promovida pela Petrobras e Eletrobras, empresas vinculadas ao Ministério. O espaço integra o conjunto de exposições da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que se realiza no Rio de Janeiro no período de 13 a 22 de junho.
A presidenta estava acompanhada de vários ministros e ministras que, antes, haviam participado da inauguração do Pavilhão Brasil.
O Espaço Energia apresenta, por meio de recursos audiovisuais, os principais projetos de energia desenvolvidos pela Eletrobras e Petrobras, mostrando que o Brasil é referência no setor. Acompanhada de Lobão, dos presidentes da Eletrobras, José da Costa Neto, e da Petrobras, Maria das Graças Foster, a presidenta circulou pelos dois espaços.
Durante a visita, o ministro Lobão chamou a atenção da presidenta para os projetos de veículos movidos a energia elétrica e etanol de segunda geração. "A energia é a base do desenvolvimento brasileiro e as duas empresas conseguiram mostrar o domínio da tecnologia em fontes renováveis de energia", afirmou.
Após as despedidas da presidenta, o ministro de Minas e Energia visitou os estandes de outras empresas e organizações do setor energético.
Espaço Energia - O "Espaço Energia" está dividido em dois ambientes. Um é coordenado pela Eletrobras e o outro é de responsabilidade da Petrobras.
Com um estande de 1.060 m², a Eletrobras e suas empresas subsidiárias apresentam os projetos mais inovadores da companhia, a maior da América Latina no setor de energia elétrica, com 41.600 MW de capacidade instalada de geração (35,6% do total do Brasil) e mais de 56 mil quilômetros de linhas de transmissão (53% do total nacional). Haverá projetos das empresas Eletrobras, além de apresentações e palestras de especialistas de empresas brasileiras e internacionais do setor elétrico.
O ambiente da Petrobras tem 300 m² e tem projetos nas áreas de biocombustíveis, eficiência energética, desenvolvimento social e práticas de reuso de água nas operações Petrobras.
Publicado em Política na Edição Nº 14427
Comentários